Geolocalização

Apps que usam dados de localização no Android passarão por avaliação

Renato Mota 19/02/2020 18h02
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Uma equipe do Google Play irá checar se coletar as informações de localização do usuário é uma ação realmente necessária para o funcionamento do aplicativo - caso contrário, será retirado da loja

O Google passará a exigir que todos os aplicativos Android que acessam os dados de localização do usuário em segundo plano passem pela sua aprovação antes de serem disponibilizados na loja Play.


Uma equipe da Google Play irá avaliar se o recurso é mesmo importante, se oferece um valor claro ao usuário e se o aplicativo pode oferecer a mesma experiência sem acessar a localização em segundo plano.

“Quando conversamos com os desenvolvedores para obter feedback, a maioria entendeu as preocupações dos usuários sobre suas informações caírem nas mãos erradas e estava disposta a mudar o uso da localização para ser mais seguros e transparentes”, escreveu o diretor de gerenciamento de produtos do Google Play, Krish Vitaldevara, em uma postagem no blog da empresa.

A nova política entrará em vigor em abril. Mas antes disso, os desenvolvedores podem enviar suas solicitações pelo Play Console para saber se estão enquadrados nas novas regras ou não. Até agosto, todos os novos aplicativos que acessam dados de localização em segundo plano enviados ao Google Play precisarão ser aprovados.

O executivo reforçou ainda que no Android 11, os usuários terão ainda mais controle sobre suas informações de localização. O sistema operacional terá uma permissão temporária "única" para dados confidenciais, como localização. “Quando os usuários selecionam essa opção, os aplicativos podem acessar os dados apenas até que o usuário saia do aplicativo e, em seguida, devem solicitar permissão novamente para o próximo acesso”, explica.

Via: CNet

Aplicativos Google Android Geolocalização privacidade Google Play localização
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você