Arqueólogos encontram caixões de barro em escavação no Egito

Egípcios geralmente eram enterrados em sarcófagos, túmulos de tijolos ou caixões de madeira

Luiz Nogueira, editado por Fabiana Rolfini 21/02/2020 16h10
Caixão de argila
A A A

Arqueólogos do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito encontraram 83 sepulturas da antiguidade. Essa seria uma descoberta comum, se não houvesse um fato inusitado: os corpos não foram enterrados em sarcófagos ou caixões de madeira, como era o costume por lá, mas sim em caixões de barro.


Do total de descobertas, 80 delas são da 'Civilização de Buto', também conhecida como Baixo Egito, e datam da primeira metade do quarto milênio antes de Cristo. De acordo com o Ministério das Antiguidades do Egito, a descoberta foi feita na província de Dakahlia, no norte do Egito.

As outras três sepulturas foram identificadas como pertencentes ao período Naqada III, que durou de 3.200 a.C. a 3.000 a.C. Mostafa al-Waziry, secretário-geral do Supremo Conselho de Antiguidades, disse que é incomum encontrar caixões de argila de Naqada III. 

Mesmo para os padrões egípcios, a cultura Naqada é bastante antiga, datando do Egito pré-dinástico. Os arqueólogos acreditam que esse povo, de um período anterior ao dos faraós e das pirâmides, podem ter desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento do antigo Egito.

Foto: Ministério de Antiguidades do Egito

Essas três sepulturas possuem uma grande quantidade de artefatos que foram enterrados juntos. Até o momento, as escavadeiras encontraram itens feitos com cerâmica artesanal, conchas de ostra, uma tigela em forma de peixe e outros dois recipientes de Kohl, um cosmético que os egípcios usavam para pintar ao redor dos olhos. Novas sepulturas devem ser encontradas em breve próximo a esse local, segundo estimativa do secretário-geral.

Via: Live Science

Egito descoberta antiguidade Arqueólogos caixões
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você