Dropbox e Google Docs

Arquivos do Google Docs agora podem ser editados no Dropbox. Veja como testar

Beatriz Trevisan, editado por Rui Maciel 09/04/2019 21h30
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Versão beta da integração por enquanto é exclusiva para testes para assinantes do Dropbox Business e G Suite

No último ano, o Dropbox e o Google anunciaram projeto de integração de suas ferramentas para permitir edições diretamente na plataforma de armazenamento e compartilhamento na nuvem da primeira. A função já pode ser testada a partir desta terça-feira, 9, em uma versão beta exclusiva para assinantes do Dropbox Business e G Suite (Google Empresarial). Com ela, usuários podem criar e modificar arquivos do Google Documentos, Planilhas e Apresentações.


A edição colaborativa é feita, por enquanto, no editor tradicional do Google e comentários aparecem na caixa do sistema do Dropbox. O recurso funciona do mesmo modo que a integração do Microsoft Office à plataforma, que já existe há alguns anos. Na aba de “Criar um arquivo”, além de mostrar as opções da Microsoft, o Dropbox passa a oferecer as categorias Google Documentos, Planilhas e Apresentações.

Os arquivos do Google podem ser criados e editados no site e aplicativos do Windows e do Mac do Dropbox. Além disso, eles podem ser compartilhados, salvos e pesquisados dentro da plataforma na nuvem. Porém, os apps para dispositivos móveis do Dropbox só permitem gerenciamento e visualização dos documentos.

O recurso também permite que usuários do Dropbox abram arquivos do Microsoft Office a partir de ferramentas do Google. Todas essas edições serão sincronizadas com o arquivo original, o qual não terá seu formato alterado, para que o documento possa ser visualizado sem problemas em qualquer uma das plataformas.

Além disso, na versão beta da integração, a funcionalidade permite que os arquivos do Google sejam compartilhados a partir das mesmas opções próprias do Dropbox: armazenamento em pastas compartilhadas, envio com restrição de acesso a equipes do Dropbox Business, permissão de edição ou apenas leitura.

A novidade pode ser uma iniciativa do Dropbox em função da melhora da experiência dos seus usuários, afim de permitir que todos os documentos possam ser editados, armazenados e compartilhados em uma plataforma única. O que faz sentido, considerando que a empresa afirma ter milhares de usuários do Gmail ou do G Suite que também utilizam seus recursos.

Por enquanto, apenas contas pagas empresariais podem usar o recurso, mas, de acordo com o Dropbox, o objetivo é disponibilizá-lo para todos os usuários com uma conta da própria plataforma e do Google até o final do ano.

Via: Engadget e The Verge

Google Docs Edição Dropbox
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você