Asteroide

Asteroide de 700 metros vai passar 'perto' da Terra a 40 mil km/h

Matheus Luque, editado por Cesar Schaeffer 21/10/2019 10h28
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Objeto foi descoberto em 1998 e tem cerca de 700 metros de diâmetro

Na próxima sexta-feira (25) um asteroide de aproximadamente 700 metros de diâmetro vai passar perto da Terra, e na velocidade de 40 mil km/h. De acordo com o Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra da Nasa, o objeto 162082 (1998 HL1) é da categoria Apollo, e foi classificado como um Asteroide Potencialmente Perigoso (PHA, na sigla em inglês).


A rocha espacial foi descoberta em 1998 e está sendo vigiada desde então. Segundo especialistas da Nasa, caso algum dia o asteróide se choque com a Terra, as consequências serão desastrosas.

O objeto já foi visto pela nossa "vizinhança" muitas vezes, pelo menos 408. Ele foi descoberto na década de 1990, por astrônomos do projeto Lincoln Near-Earth Asteroid Research, em Socorro, Novo México.

O asteroide não representa risco iminente para o planeta, já que ele vai passar a pouco mais de 6 milhões de quilômetros de distância, perto de 16 vezes a distância da Lua, o que, se tratando das dimensões de distância no Espaço, é considerado "perto".

Segundo os cálculos da Nasa, o objeto não tem rota de colisão com a Terra nos próximos 120 anos.

Via: Sapo

Nasa Terra espaço Lua Asteroide
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você