usb, pendrive, pen drive

Até o inventor do USB admite que plugar o conector é frustrante

Renato Santino 24/06/2019 17h40
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Desde sua introdução, o padrão USB trouxe uma frustração: encaixar o conector na entrada corretamente leva, em geral, três tentativas, o que sequer faz sentido já que ele só tem dois lados. Acontece que até mesmo os criadores desse padrão revolucionário entendem que erraram nesse ponto do design.

Em entrevista à NPR, Ajay Bhatt, o homem que liderou a equipe da Intel responsável por desenvolver o padrão USB há mais de 20 anos, assumiu que houve uma falha no design do conector que o tornou particularmente frustrante.

“O maior incômodo é a reversibilidade”, confessou ele, que justificou a decisão na sequência. “Em retrospectiva, baseado em todas as experiências que já tivemos, claro que não é tão simples como deveria ser”, ele afirmou durante a entrevista

No entanto, ele tem uma explicação para essa decisão: custo. Criar um cabo totalmente reversível iria precisar do dobro de fios e circuitos, o que faria com que seu preço de produção aumentasse em 100%. Olhando para trás e vendo há quanto tempo o padrão USB já existe, é provável que esse valor extra já tivesse se tornado desprezível, no entanto.

Foram necessárias duas décadas inteiras para que a indústria desenvolvesse um novo padrão totalmente reversível. O USB-C, que teve seu projeto finalizado em 2014, chegou com esse objetivo: não importa a posição em que você tente plugar o cabo à porta, ele sempre vai se encaixar corretamente.

Mas esses últimos 20 anos poderiam ter sido piores, como ponderou o próprio Bhatt. Na época, a equipe chegou a pensar em um conector redondo, o que faria com que muito mais posições erradas para você tentar e se frustrar na hora de tentar conectar seu dispositivo ao computador.

USB Pen-drive Pendrive
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você