A Comissão Australiana de Concorrência e Consumidores (ACCC) disse que o Google não obteve consentimento dos consumidores para coleta de dados que foram usados em anúncios direcionados.
Ao longo do processo, a ACCC afirma que de julho de 2016 a dezembro de 2018, usuários australianos do Google foram notificados por meio de um pop-up que alertava sobre “recursos opcionais”, explicando como a empresa coleta dados. Os usuários clicavam em “concordo”, e a empresa iniciava a coleta de uma grande variedade de informações.
De acordo com a ACCC, o pop-up não explicou de forma adequada com o que os usuários estavam concordando. “A ACCC considera que os consumidores pagam efetivamente pelos serviços do Google com seus dados, por isso, essa alteração introduzida pelo Google aumentou o custo dos seus serviços, sem o consentimento dos usuários”, alega Rod Sims, presidente da comissão.

O que o Google disse sobre o processo
O Google comunicou à Associated Press que discorda dos argumentos da ACCC. Disse também que os usuários foram perguntados da forma correta e que o objetivo era “entregar aos clientes notificações fáceis de entender”.
Fonte: Engadget