Usina de Energia Solar

Austrália quer exportar 'luz do sol' para a Ásia via cabo submarino

Rafael Rigues, editado por Cesar Schaeffer 27/02/2020 12h42
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Sun Cable pretende levar energia solar produzida no norte da Austrália até Singapura, a 3.800 km de distância

Um novo projeto de energia renovável ira exportar "luz do sol" da Austrália para a Ásia. Batizado de Sun Cable, ele consiste em um cabo submarino com 3.800 km de extensão, que irá levar energia solar produzida no Território do Norte da Austrália até Singapura.


A usina solar terá capacidade de produção de 10 Gigawatts, com uma bateria capaz de armazenar até 22 Gigawatts/hora, e ocupará uma área de 15.000 hectares perto da cidadezinha de Tennant Creek, que tem apenas 3 mil habitantes.

Defensores do projeto afirmam que ele poderá suprir até um quinto das necessidades de energia de Singapura até 2030, e substituir uma grande parte do combustível fóssil usado para geração de energia em Darwin, capital do Território do Norte.

O projeto tem custo estimado em 20 bilhões de dólares australianos (cerca de R$ 60 bilhões) e deve ficar pronto até 2027.

Fonte: TechXplore

Energia Solar Energia Austrália energia renovável
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você