Banco Digital

Bancos digitais vão aceitar pagamento de impostos

Luiz Nogueira, editado por Cesar Schaeffer 15/01/2020 16h00
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Portaria que permite pagamento de impostos entra em vigor em 3 de fevereiro; fintechs interessadas devem realizar um cadastro na Receita Federal

Bancos digitais já podem realizar o credenciamento para aceitar o pagamento de contas de serviços e impostos federais, de acordo com uma portaria publicada nesta quarta-feira (15), que passa a valer a partir de 3 de fevereiro.


Para que isso seja possível, as fintechs devem realizar um cadastro na Receita Federal e assinar um contrato administrativo com a União. Essa medida foi adotada para promover a competição no sistema financeiro, garantindo que os bancos digitais possam oferecer os mesmos serviços de pagamentos que instituições financeiras convencionais.

De acordo com a portaria, as empresas que firmarem o acordo com a União, se comprometem a realizar o acolhimento, a contabilização e a prestação de contas de todos os tributos arrecadados. Com o credenciamento, as instituições passam a constituir a Rede Arrecadadora de Receitas Federais (Rara), e podem ser descredenciadas caso descumpram alguma das regras previstas pela Receita Federal.

Brasil FINTECHS banco digital pagamento digital pagamento imposto
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você