Dinheiro

Brasil é o país que mais cobra impostos na banda larga fixa, diz UIT

Fabiana Rolfini 20/05/2020 09h30
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Apesar da carga tributária mais alta do mundo, operadoras brasileiras não praticam os preços mais abusivos

O Brasil possui os impostos mais altos do mundo sobre os serviços de telecomunicações. É o que indica relatório da União Internacional de Telecomunicações (UIT), que analisa os preços praticados pelo setor de telecom no mundo.


Considerando a banda larga fixa, o documento mostra que em média, 40% da conta era referente ao pagamento de tributos em 2019. No ano anterior o cenário foi pior, o valor era de 40,15%.

Tal média não foi alcançada por nenhum outro país. A Zâmbia, com 33%, a Grécia e a República Dominica são os países que chegam mais perto da porcentagem brasileira, com impostos de 30% sobre a banda larga fixa. 

Por outro lado, apesar do imposto mais alto do mundo, as operadoras brasileiras não praticam os preços mais abusivos do mundo. No quesito preço de banda larga elas ocupam a 45ª posição.

Reprodução

Cabo de conexão de internet. Foto: photosteve101

Serviço móvel

No serviço móvel, a taxa de tributos brasileira também é de 40%, sobre a conta. Segundo o relatório da UIT, o Brasil fica atrás apenas do Egito (43%) e Jordânia (46%) no pagamentos de impostos mais altos.

O documento indica ainda que, dos dez países com os preços mais baixos nos planos de maior consumo de voz e dados no celular, o imposto vai de zero a 25%, o que também se dá na banda larga fixa. 

Confira mais detalhes no relatório completo.


Via: Telesíntese


Banda Larga Brasil impostos operadoras
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você