Rede 5G

Brasil se prepara para receber o maior leilão de 5G do mundo

Redação Olhar Digital 09/08/2019 08h46
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Após lançar a primeira rede comercial 5G do Uruguai, Nokia trabalha para trazer a tecnologia ao Brasil

O Brasil está cotado pela Nokia para ser a sede do maior leilão de espectro para a tecnologia 5G do mundo. Isso tornaria o país um dos primeiros entre os latino-americanos a implementarem a rede de comunicação.


O Uruguai foi o primeiro país da América Latina a receber a rede comercial 5G, graças à uma parceria entre a Nokia e a operadora estatal Antel. Agora, a fabricante finlandesa está negociando com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para trazer a tecnologia com o leilão, em março do ano que vem.

Após decidir em maio que as frequências 2,3 GHz e 3,5 GHz serão alocadas ao 5G, a Anatel está definindo as regras para o leilão. Mas segundo ela, outras bandas como a de 26 GHz e a 700 MHz, que suportam comunicações de baixa latência adequadas para uso industrial, também podem ser adicionadas.

Se as quatro forem leiloadas conjuntamente, será o maior leilão único de frequência para o 5G no mundo, afirma Wilson Cardoso, diretor de soluções para a América Latina.

“As joias da coroa são certamente os blocos em 26 GHz e 700 MHz, mas quanto mais frequência disponível menos deve ser a especulação de preço entre os participantes do leilão”, explicou o executivo.

A Nokia começou a testar as tecnologias para 5G no Brasil em fevereiro do ano passado, em parceria com a Tim. Desde então, o grupo finlandês também conduziu testes com outras operadoras no país, mas Cardoso recusou-se a identificá-las afirmando que os projetos ainda não confidenciais.

Fonte: Exame

Internet Nokia Anatel Brasil Tecnologia 5G leilão
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você