iPhone X

Briga entre Apple e Qualcomm deve afetar design dos novos iPhones e iPads

Lucas Carvalho 31/10/2017 11h37
Compartilhe com seus seguidores
A A A

A disputa judicial entre a Apple e Qualcomm, que já se arrasta desde janeiro deste ano, pode começar a afetar os negócios das duas empresas de maneira mais direta. Fontes disseram ao The Wall Street Journal que os próximos iPhones e iPads podem vir sem componentes da Qualcomm.


A empresa é fabricante de diversos chips e sensores incluídos nos dispositivos móveis da Apple. Mas por conta da guerra jurídica entre as duas, a Maçã estaria considerando a hipótese de mudar de fornecedor, o que afetaria o design dos iPhones e iPads do ano que vem.

Intel e MediaTek são duas empresas que estão na lista de possíveis substitutos para a Qualcomm no fornecimento de chips para a Apple. O WSJ também diz que a Qualcomm teria negado à rival acesso aos seus programas de teste para protótipos de novos iPhones e iPads.

A Apple não quis comentar o assunto com a imprensa. Já a Qualcomm enviou à agência de notícias Reuters (que confirmou a história do WSJ) um comunicado em que se diz "comprometida a apoiar os novos dispositivos da Apple assim como apoiamos todos os outros na indústria".

A história até aqui

Durante anos, a Apple teve de pagar à Qualcomm não só pela compra de chips, modens e sensores para o iPhone, unidades compradas em massa para as linhas de produção da empresa, mas também teve de pagar para usar esses componentes em cada celular vendido. Desse modo, a Qualcomm ganhava uma porcentagem de cada iPhone vendido no mundo.

A Apple resolveu contestar o acordo e processou a Qualcomm em janeiro. Em troca, a Qualcomm processou a Apple por parar de pagar o licenciamento dos componentes. A ação começou nos Estados Unidos e recentemente foi aberta na China, país que é o maior mercado de smartphones do mundo.

Lá, a Qualcomm quer que o iPhone seja banido até que a Apple pague o licenciamento dos componentes. A Apple, por sua vez, diz que essa cobrança é desproporcional e injusta.

Apple Qualcomm
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você