Câmara aprova PEC, e eleições serão adiadas para novembro devido à Covid-19

Novas datas serão 15 e 29 de novembro; municípios que não estejam em condições até lá poderão adiar ainda mais a eleição, com data-limite em 27 de dezembro

Renato Santino 01/07/2020 22h07
urna eletrônica
A A A

As eleições municipais de 2020 têm uma nova data. Devido à pandemia de Covid-19, a Câmara dos Deputados confirmou nesta quarta-feira (1º) em votação em dois turnos a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que define o adiamento do pleito para novembro.


Os planos originais previam que as eleições acontecessem em 4 e 25 de outubro, mas na expectativa de dar mais tempo para que o coronavírus seja controlado, o Congresso aprovou as datas de 15 e 29 de novembro.

A PEC já havia sido aprovada no Senado e agora só falta a promulgação para que a alteração se torne oficial, que deve acontecer nesta quinta-feira (2). As mudanças não dependem de sanção do presidente Jair Bolsonaro.

Como não existe garantias de que a Covid-19 esteja sob controle em todo o Brasil até novembro, a PEC também prevê a possibilidade da edição de um decreto legislativo para adiar ainda mais a eleição em determinados municípios que não apresentem condições sanitárias nas datas previstas. Neste caso, a data-limite será 27 de dezembro.

Com a mudança nas datas de votações, também foram aprovadas uma série de alterações no calendário eleitoral, como data para registros de candidatura e realizações de convenções.  

eleições eleição eleições eleições 2020
Assinar newsletter
Assine nossas newsletters e receba conteúdos em primeira mão
enviando dados - aguarde...
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!

Recomendados pra você