Crew Dragon

Cápsula Dragon da SpaceX retorna à Terra; confira a aterrissagem ao vivo

Redação Olhar Digital 08/03/2019 09h50
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Os testes com a cápsula estão dando certo e o próximo a ser realizado, caso se consiga pousar sem danos, será tripulado

Desde a década de 60, quando o primeiro homem pisou na Lua, a humanidade desenvolveu um fascínio pelo espaço. Diversas missões, tripuladas ou não, foram enviadas para explorá-lo. Agora, a empresa SpaceX está realizando diversos testes para verificar alternativas de como levar pessoas ao espaço e, neste momento, investe na missão tripulada Dragon.


A cápsula se acoplou à Estação Espacial Internacional na última segunda-feira (4), levando uma carga de 400 quilos e o manequim Ripley. A acoplagem foi bem-sucedida e a cápsula está pronta para voltar para a Terra. A aterrissagem tem a previsão de acontecer nessa sexta-feira (8).

Os momentos mais críticos, e que estão preocupando os engenheiros da SpaceX, são a entrada em órbita, pois a cápsula pode começar a girar incontrolavelmente devido a sua forma de cone e assim, se transformar em uma bola de fogo, testando a proteção da nave contra calor.

Outro momento crítico será antes da aterrisagem na terra, que acontecerá em algum ponto do Oceano Atlântico, onde quatro para-quedas vão ser responsáveis por diminuir a velocidade da cápsula para que ela realize um pouso suave, já que, quando entrar em atmosfera, poderá atingir uma velocidade maior do que a do som.

Caso tudo saia como planejado, a SpaceX já deixou claro que seu próximo voo será tripulado e acontecerá em junho deste ano. Com isso, a empresa espera que a NASA passe a enviar seus astronautas através da Crew Dragon. O envio de tripulação ao espaço é realizado pela empresa russa Roscomos desde 2011 utilizando a espaçonave Soyuz. Com a nova empreitada da SpaceX, é esperado que as viagens fiquem mais baratas para o governo norte-americano, já que, no último voo pela Soyuz, o país pagou U$80 milhões.

Como assistir o retorno da Dragon ao vivo

Para aqueles que querem acompanhar o retorno da cápsula, a Nasa disponibilizou uma transmissão ao vivo, que começa a partir das 9h30min (horário de Brasília). Confira o vídeo abaixo:

Via: Arstechnica

Nasa espaço Estação Espacial spaceX
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você