Carro autônomo salva motorista de acidente

Um dos principais benefícios defendidos pelos entusiastas dos carros autônomos é o aumento na segurança durante a condução. Com a ajuda do sistema, as chances de acidentes podem diminuir, poupando vidas. No entanto, muita gente defende que, em alguns casos, a presença humana é decisiva para evitar desastres.

Um vídeo divulgado no início de abril mostra como as duas hipóteses podem se complementar. Confira:

As imagens mostram um veículo da Tesla, atuando no piloto automático, enquanto o motorista mantém as mãos apoiadas no volante. Em determinado momento, um caminhão atravessa três pistas e quase colide lateralmente com o carro, que emite um alerta sonoro para que o motorista recupere a direção. “Na verdade, eu não estava olhando naquela direção. Fiquei ciente do perigo quando o carro me alertou”, explica o autor do vídeo. 

Para o motorista, o recurso, que usa radares, câmeras e sensores para ler informações da estrada e identificar obstáculos, salvou sua vida.

 

Leia também:

Uber contrata engenheiro da Ford para ajudar a construir carro autônomo 

Caminhões autônomos participam de testes na Europa

 

A autonomia limitada do veículo, onde o motorista deve assumir a direção mediante perigo, não é exclusividade da Tesla. Mercedes, Audi e General Motors já afirmaram que desejam usar a tecnologia como meio de tornar as estradas mais seguras. Apesar de não possibilitarem que pessoas que não podem assumir o volante se locomovam, ela pode diminuir as mortes no trânsito. “No futuro, as chances de ser atingido por um motorista que está embriagado, dormindo, ou enviando mensagens de texto, será reduzida a quase zero”, afirma a empresa de pesquisas Ark Invest.

 

Via Wired 

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ