Android 10

Celulares com Android devem equipar chip de Ultra Wideband em 2020

Maria Lutfi 10/01/2020 21h30
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Seguindo o iPhone 11 e iPhone 11 Pro, smartphones devem ser lançados ainda este ano

A MacRumors divulgou uma nota de pesquisa, cujos analistas afirmam que os celulares com Android serão equipados com um chip Ultra Wideband, NFC e Secure Element, da NXP Semiconductors, ainda em 2020. Não foi divulgado quais smartphones adotarão as novidades. No entanto, o fato da Samsung ter ingressado em um consórcio com a NXP em 2019, para ajudar no desenvolvimento da tecnologia, levanta algumas suspeitas.


Em um comunicado à imprensa, a NXP disse que o Ultra Wideband oferecerá vários recursos aos dispositivos móveis, como, por exemplo, a capacidade de destrancar as portas de um carro a distância.

"Com o SR100T, os dispositivos móveis poderão se comunicar com portas, pontos de entrada e carros para abri-los quando se aproximarem", disse o NXP em comunicado. "Luzes, alto-falantes de áudio e qualquer outro dispositivo conectado com capacidade de detecção de UWB poderão acompanhar os usuários de uma sala para outra, e a tecnologia conectada inteligente será incorporada na vida das pessoas".

A distância entre dois dispositivos com Ultra Wideband pode ser medida com precisão, calculando o tempo necessário para uma onda de rádio passar entre os dois aparelhos, com muita mais assertividade do que o Bluetooth LE e o Wi-Fi.

Os iPhone 11, iPhone 11 Pro e iPhone 11 Pro Max, no caso, estão equipados com um chip U1, projetado pela Apple, com Ultra Wideband, permitindo que os aparelhos percebam a localização exata de outros dispositivos próximos. No iOS 13, por exemplo, há o recurso direcional AirDrop, que possibilita “apontar” iPhones 11 um para o outro e compartilhar arquivos instantaneamente.

Inclusive, a página oficial da Apple disse que é  "apenas o começo" do que é possível com o Ultra Wideband, acrescentando que "novos recursos incríveis" virão posteriormente.

No ano passado, descobriram-se evidências de que a Apple trabalha em rastreadores, do tipo Tile, no código do iOS 13. As chamadas AirTags também suportam Ultra Wideband, de acordo com o analista Ming-Chi Kuo.

 

Via: MacRumors

iPhone Apple Android Tecnologia iphone 11 Celular iPhone 11 Pro iPhone 11 Pro Max interatividade Ultra Wideband
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você