Richard Yu segurando Mate 30 Pro

CEO da Huawei diz que Mate 30 poderia receber Google Apps em uma noite

Rafael Rigues 20/09/2019 09h09
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Empresa parece estar pronta caso os EUA suspendam as ações comerciais que impedem que ela embarque produtos e serviços do Google

Durante entrevista após o lançamento dos smartphones Mate 30 e Mate 30 Pro o CEO da Huawei, Richard Yu, afirmou que a empresa seria capaz de entregar uma atualização para os novos aparelhos com as Google Apps “em uma noite”. A declaração foi uma resposta a um jornalista, que perguntou se a empresa planejava adicionar estes serviços aos aparelhos caso as sanções dos EUA contra a empresa fossem removidas.


Devido às sanções, os novos aparelhos não contém nenhum app ou serviço do Google, como Maps, YouTube, Chrome ou PlayStore. Eles ainda rodam o Android 10, baseado no código Open Source distribuído pelo projeto AOSP, com a EMUI da própria Huawei.

Para tentar contornar a proibição, a empresa quer incentivar desenvolvedores dos EUA a criarem apps para a plataforma. Richard Yu, CEO da companhia, diz que o Programa de Incentivo ao Ecossistema HMS (Huawei Mobile Services), que terá investimento de US$ 1 bilhão, busca estimular desenvolvedores a criarem aplicativos e comercializá-los em telefones da Huawei fora da China. Esses profissionais terão participação de 85% na receita dos apps — enquanto o Google e a Apple oferecem 70%.

Lançados na última quinta-feira (19), o Mate 30 e Mate 30 Pro são os novos carros-chefe da Huawei. O modelo mais sofisticado, Mate 30 Pro, é equipado com o novo processador Kirin 990, desenvolvido pela própria Huawei, com modem 5G integrado e um sistema de sete câmeras, quatro na traseira e três na frente, sobre a tela.

Fonte: Android Authority

Google Android open source Huawei smartphone play store eua x china app
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você