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Em um ataque de sinceridade, Kevin Systrom, fundador e CEO do Instagram, assumiu que os novos recursos de seu aplicativo são uma cópia das funções oferecidas há um bom tempo no aplicativo.
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Em entrevista ao TechCrunch, ele foi questionado sobre o fato de que a ferramenta Stories, aplicada agora no Instagram, é idêntica à do Snapchat, juntando várias imagens feitas por um usuário durante um dia e as unindo em uma espécie de slide-show. Antes mesmo de o repórter concluir a pergunta, Systrom interrompeu e deu uma resposta sincera.
“Totalmente. O Snapchat merece todo o crédito”, afirmou ao TechCrunch. Em seguida, ele explicou melhor a questão.
“Quando você é inovador, isso é ótimo. Assim como o Instagram merece todo o crédito por trazer os filtros de imagens à tona. Não é sobre quem inventou algo. É sobre um formato, e como você o leva para sua plataforma e dá seu próprio toque nele”, completou Systrom, lembrando que o Facebook criou o feed, que inspirou LinkedIn e Twitter, que usam conceitos parecidos, mas que são bastante diferentes em usabilidade e propósito.
“Você não pode recriar outro produto, mas você pode dizer ‘o que é incrível no formato? E isso se aplica à sua rede?’. O Gmail não foi o primeiro cliente de email, o Google Maps não foi o primeiro serviço de mapas e o iPhone não foi o primeiro celular. A questão é o que você faz com o formato. O que você faz com aquela ideia? Você a evolui? Você adiciona coisas novas? Você a está levando para uma nova direção?”.
A sinceridade de Systrom é interessante, porque raramente se vê uma empresa falando abertamente sobre se inspirar (ou copiar) seus competidores, por mais que a prática seja extremamente comum. Recursos do Android, por exemplo, sempre dão as caras no iOS, e os do iOS também surgem no Android. Todo mundo sabe que a ideia veio do concorrente, mas há sempre o receio para falar sobre sua origem, quando isso raramente importa.