Xin Xiaowei

China anuncia apresentadora de TV virtual baseada em IA

Rafael Rigues 21/05/2020 15h08
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Ao contrário de seus antecessores, Xin Xiaowei é renderizada em 3D e pode andar pelo cenário e ser filmada de vários ângulos

A Xinhua, agência de notícias estatal chinesa, anunciou o desenvolvimento da primeira apresentadora de TV virtual renderizada em 3D e baseada em inteligência artificial.


Batizada de Xin Xiaowei, ela é baseada na aparência de Zhao Wanwei, uma repórter da agência. Xiaowei foi desenvolvida em parceria com a empresa Sogou Inc, e usa tecnologias como “reconhecimento e síntese multi-modal, reconhecimento e animação facial e transferência de aprendizado”.

Segundo a empresa, isso permite que ela imite vozes, expressões, movimento labial e maneirismos humanos, tendo como base apenas instruções em texto. Xiaowei é o mais novo modelo no que já é uma família de apresentadores criados pela Sogou em parceria com a Xinhua.

O primeiro foi Qiu Hao, em 2018, criado para apresentar notícias em inglês. Em 2019 a Sogou apresentou uma versão feminina chamada Xin Xiaomeng, que logo ganhou uma irmã russa desenvolvida em parceria em parceria com a agência de notícias russa ITAR-TASS.

A principal diferença de Xiaowei é que ela é renderizada em 3D e pode andar por um cenário e ser filmada de vários ângulos, enquanto os modelos anteriores foram criados para serem vistos apenas de frente. Com isso é possível adicionar mais dinamismo às transmissões.

O primeiro trabalho de Xiaowei será cobrir um congresso anual do partido comunista chinês conhecido como “Duas Sessões”. Segundo a Sogou, no futuro ela irá sair do estúdio para oferecer "um estilo inovador de transmissão de notícias sob vários cenários".

Fonte: The Next Web

China Inteligência Artificial jornalismo
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você