Chip faz dispositivos IoT gastarem menos energia

Consumo é de apenas 28 microwatts; além de econômico, invenção pode realizar a transmissão de dados a uma taxa de 2 megabits por segundo

Luiz Nogueira, editado por Liliane Nakagawa 18/02/2020 17h30
Chip IoT que consome menos energia
A A A

Engenheiros elétricos da Universidade da Califórnia desenvolveram um chip capaz de 'produzir' dispositivos inteligentes e vestíveis elétricos economicamente para funcionar.

O dispositivo, que deve ser acoplado a um chip menor que um grão de arroz, permitirá que os dispositivos IoT (Internet das Coisas) se comuniquem com redes Wi-Fi usando cinco mil vezes menos energia que as tecnologias atuais. A invenção consome apenas 28 microwatts de energia.

Foto: David Baillot - San Diego Jacobs School of Engineering

Além da economia, o chip pode realizar transmissões de dados a uma taxa de dois megabits por segundo. Isso é suficiente para transmitir músicas e vídeos a uma distância de até 21 metros.

"Você pode conectar seu telefone, dispositivos inteligentes e até câmeras pequenas ou vários sensores a esse chip, e ele pode enviar dados diretamente para outros pontos de acesso. Não é necessário comprar mais nada. E pode durar anos com uma única bateria tipo moeda", explicou Dinesh Bharadia, professor de engenharia elétrica e de computadores da Universidade de San Diego.

Normalmente, dispositivos Wi-Fi consomem centenas de miliwatts para se conectar a aparelhos IoT. Consequentemente, os aparelhos precisam de baterias grandes, recargas frequentes ou fontes externas de energia para funcionar.

O novo chip funciona com potência extremamente baixa, transmitindo os dados por uma técnica chamada retrodispersão. Ele recebe sinais de um dispositivo próximo ou ponto de acesso, modifica-os e os codifica para que possam ser transmitidos novamente para outro ponto Wi-Fi.

A tecnologia empregada pela equipe da universidade também possui um circuito integrado personalizado que facilita o processo de retrodispersão de dados. Isso torna o sistema menor e mais eficiente, fazendo com que ele seja bastante interessante em ambientes domésticos inteligentes, pois pode funcionar por muito tempo.

Via: Techxplore

Wi-Fi Tecnologia iot
Assinar newsletter
Assine nossas newsletters e receba conteúdos em primeira mão
enviando dados - aguarde...
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!.

Recomendados pra você