Chrome agora permite guias separadas em celulares com duas telas

Agora é possível estender as abas diferentes nas duas janelas de smartphones dual-screens ou dobráveis

Da Redação, editado por Daniel Junqueira 16/09/2020 21h35
chrome no celular
A A A

Com a expansão do mercado de celulares dobráveis, o Google lançou uma nova função para o Chrome, seu navegador para smartphones. Uma das vantagens de utilizar computadores com mais de um monitor é a possibilidade de abrir abas diferentes em cada uma das telas, lado a lado, facilitando a multitarefa. Agora, é permitido abrir duas abas diferentes em ambas as telas de celulares dual-screen ou dobráveis. Antes, só era possível abrir uma aba e estende-la para a segunda tela.


Mudanças recentes no código do código-fonte Gerrit do Chromium indicavam que a gigante da tecnologia já vinha trabalhando na alteração. De acordo com o código-fonte citado, o recurso permitiria que o usuário enviasse uma nova guia para a tela secundária por meio do modo “mover para outra janela” do navegador. Essa atualização se baseava em um trabalho que começou em 2018, época dos primeiros celulares com tuas delas, como o ZTE Axon M.

Como se tratavam de testes, o recurso estava escondido pela flag #android-multiple-display, do Google Chrome, cuja descrição explicava que “quando ativada, as guias poderiam ser movidas para a tela secundária.”.


De acordo com o portal xda Developers, agora o Chrome possui a nova opção "mover para nova janela" no menu de contexto, que abre a aba atual na outra tela do aparelho. Ainda segundo o portal, o processo foi realizado com sucesso nos celulares LG Velvet (lançamento no Brasil programado para o próximo dia 17 de setembro) e o Microsoft Surface Duo (por enquanto, não disponível no Brasil).

Como apurado pelo site 9to5Google, ao pressionar por alguns segundos algum link, a opção "abrir em uma nova janela" aparece junto de outros opções familiares como "abrir em uma nova guia" ou "abrir em guia anônima". Conforme o esperado, as opções aparecem somente em celulares com duas telas.

Cada "janela" do Chrome agora tem sua própria lista de abas. Para mover algo de uma tela para outra, você precisa usar a opção "mover para outra janela". Ao fechar ambas as janelas, suas abas voltam para uma única lista, o que significa que você precisa enviar individualmente as guias desejadas de volta para a outra tela.

LG/Reprodução

LG G8X vendido no Brasil com duas telas OLED de 6,4'. LG Velvet utiliza tecnologia semelhante. Créditos: LG/Reprodução.

Não há previsão da chegada do recurso ao Brasil.

Fonte: xda Developers

Google google chrome smartphone atualização smartphone dobrável duas telas
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você