Chrome para Android finalmente vai ganhar versão de 64 Bits

Mudança acontecerá nas versões 85 (estável) e 86 (canary). Para o usuário, resultado mais visível será um modesto ganho de desempenho

Rafael Rigues 03/07/2020 15h15
Google Chrome
A A A

O navegador Google Chrome para Android finalmente vai ganhar uma versão otimizada para processadores de 64 Bits. Segundo o site Android Police, betas da versão estável (85) e Canary (86) já refletem a mudança.


Para o usuário o resultado mais visível da migração na arquitetura interna será um modesto ganho de desempenho: testes com o benchmark Octane, usado para medir o desempenho do interpretador JavaScript de navegadores, indicam que a versão de 64 Bits é 8% mais rápida que a de 32 bits no mesmo smartphone.

Reprodução

Betas do Chrome 85 (estável) e 86 (canary), já são compilados para arquitetura de 64 Bits. Foto: Android Police

Apps e sistemas de 32 bits podem acessar (endereçar) no máximo 4 GB de RAM, mas já temos no mercado smartphones com 6, 8, 10, 12 e até 16 GB de RAM. Uma versão de 64 Bits do Chrome pode fazer uso desta memória extra, o que explica o ganho no desempenho.

A primeira versão do Android com suporte a processadores ARM de 64 Bits foi a 5.0 Lollipop, lançada em 2014. Hoje estes processadores estão presentes na maioria dos smartphones modernos, mesmo os de baixo custo. Eles rodam sem problemas apps de 32 bits, mas o Google está forçando uma migração para a nova arquitetura, decretando que todos os apps na Play Store precisam ter uma versão de 64 Bits até agosto de 2021, ou serão removidos da loja.

A Apple fez a transição dos 32 para os 64 bits em 2017, com o lançamento do iOS 11. Desde então, todas as versões do sistema operacional, e apps desenvolvidos por terceiros, rodam exclusivamente em sistemas com processadores de 64 bits.

Fonte: Android Police

Navegadores Chrome Android Sistema Operacional android app app navegador
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você