CIA disponibiliza arquivos secretos sobre OVNIs na internet

Se a Área 51 abriga mesmo extraterrestres, é uma informação que dificilmente o governo dos Estados Unidos vai confirmar. Porém, aqueles que querem saber mais sobre OVNIs agora podem vasculhar milhões de arquivos disponibilizados pela CIA.

A agência liberou o acesso online a mais de 12 milhões de arquivos secretos, o que inclui desde relatos de pessoas que afirmam ter encontrado ETs até crimes de guerra de nazistas, informações sobre a Crise dos Mísseis e memorandos de ex-diretores da CIA.

Em 1999, o então presidente norte-americano, Bill Clinton, determinou que todos os documentos da agência com pelo menos 25 anos de idade e com “valor histórico” fossem tornados públicos devido à sua importância.

A CIA concordou em liberar os documentos, porém dificultou ao máximo o acesso. Todos os arquivos estavam disponíveis no US National Archives, em Washington, e as pessoas precisariam ir até lá para conseguir colocar as mãos nos relatórios.

Em 2014, uma organização de jornalistas sem fins lucrativos chamada MuckRock apresentou um projeto de lei pressionando a organização a publicar todos os documentos online, mas a agência disse que isso levaria até seis anos para ficar pronto.

Foi quando o jornalista Michael Best iniciou uma campanha no Kickstarter para arrecadar fundos para copiar manualmente e digitalizar os documentos, convencendo a CIA a publicar todo o seu banco de dados na internet.

Obviamente, os arquivos não possuem informações confidenciais e nem que possam prejudicar a agência ou o governo, tanto que Joseph Lambert, diretor de gerenciamento de informações da CIA, disse que foi feita uma última verificação na coleção antes de liberá-la.

Via Engadget

O Natal está chegando. Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ