Cidadãos usam WhatsApp para gerar multas de trânsito no interior de São Paulo

Uma parceria entre a empresa municipal de trânsito de Sorocaba (Urbes) e as Polícias Civil e Militar permite que multas de trânsito possam ser aplicadas a partir do WhatsApp na cidade do interior paulista. A infração pode ser registrada pelo celular por cidadãos comuns e enviada à Urbes, que pode emitir a autuação.

Segundo o jornal O Estado de S.Paulo, a prática começou na última sexta-feira (30/11). Até a terça-feira (04/11), a Urbes recebera 145 denúncias, que resultaram em sete multas registradas pelos agentes. A infração mais denunciada foi a de veículos estacionados em local irregular. Ela custa R$ 293,47 e soma sete pontos na carteira de habilitação do condutor.

A novidade funciona assim: nos casos de infrações rotineiras, como estacionar em local proibido, usar celular ou dirigir embriagado, o cidadão, através de seu celular, poderá fotografar o infrator e a placa do veículo e enviar para os órgãos fiscalizadores, também com informações sobre o endereço da ocorrência, via WhatsApp, pelo número (15) 99183-0037. Uma vez recebida a denúncia, os agentes responsáveis apuram se a irregularidade de fato, existiu, a partir da ativação das equipes de trânsito nas ruas e analisando as imagens enviadas. Em caso positivo, a multa é emitida. 

A ideia de usar o WhatsApp para emissão de multas foi de Jayme Walmer, juiz da 1.ª Vara Criminal do Fórum de Sorocaba., O magistrado enxerga a ação como efetiva para diminuir os abusos dos motoristas no trânsito. A partir da sua proposta, a prefeitura de Sorocaba criou a Ferramenta Virtual contra Infrações de Trânsito, que funciona em parceria com as Polícias Civil e Militar, Guarda Municipal, Ministério Público, Poder Judiciário e a Urbes.

Segundo as regras estipuladas, qualquer cidadão pode registrar uma infração de trânsito com o seu celular.

Fonte: O Estado de S.Paulo

Compras para o Natal? Não deixe de conferir a extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ