mosquito, pernilongo, aedes aegypit

Cientista brasileira usa tecido de grafeno para espantar mosquitos

Renato Santino 27/08/2019 21h40
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Estudos mostram que os insetos mudaram seu comportamento em torno do material

O grafeno, material de infinitas utilidades, também é um poderoso repelente de mosquitos. Uma equipe de pesquisadores da Universidade Brown descobriu que roupas feitas com grafeno não são somente uma barreira física eficaz contra as picadas dos mosquitos, mas também mudam seu comportamento. O estudo publicado nesta semana revelou que o grafeno bloqueia os sinais químicos que atraem os mosquitos para outros seres vivos.

“Com o grafeno, os mosquitos nem pousavam na pele exposta – simplesmente pareciam não se importar”, disse Cíntia Castilho, brasileira estudante de doutorado que é a autora principal da pesquisa. “Tínhamos presumido que o grafeno seria uma barreira física à mordida pela resistência à perfuração, mas, quando vimos esses experimentos, começamos a pensar que poderia ser também uma barreira química que impedia os mosquitos de sentir que havia de fato alguém lá”. No estudo, os pesquisadores cobriram os braços de alguns participantes com filmes de óxidos de grafeno cobertos com gaze e de outros apenas com gaze. Aqueles cobertos com grafeno não receberam uma única mordida.

No entanto, o óxido quando molhado se torna muito menos eficaz – exatamente no ambiente preferido pelos mosquitos, que costumam prosperar com a umidade. Os cientistas descobriram que os mosquitos eram capazes de perfurar os filmes de óxido de grafeno ao toque da água. Ainda assim, uma descoberta mais animadora mostra que o grafeno com baixo teor de oxigênio (rGO) funciona como barreira às mordidas em condições secas e úmidas. A desvantagem do rGO é que ele não é respirável, portanto, é improvável que seja usado em roupas especiais.

Os cientistas ainda esperam encontrar uma maneira de estabilizar o grafeno para que ele permaneça forte quando molhado. “Este próximo passo nos daria todos os benefícios da respirabilidade e da proteção contra mordidas”, disse Robert Hurt, professor de Brown. Após os resultados positivos, fabricantes de equipamentos externos e eletrônicos já estão adicionando o grafeno a jaquetas, baterias, sapatos e muito mais.

grafeno
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você