Somníbel

Cientistas inventam campainha para testa para combater o ronco

Fabrício Filho, editado por Cesar Schaeffer 15/10/2019 19h40
Compartilhe com seus seguidores
A A A

O acessório é alocado na testa durante a noite para emitir alertas sempre que o indivíduo começar a dormir de costas e fizer movimentos prejudiciais à saúde

Cientistas do Hospital Universitário de Araba, na Espanha, criaram um pequeno dispositivo chamado Somnibel, que ajuda a conter o ronco ao menos uma vez a cada três noites, segundo informações do Daily Mail. O acessório funciona como uma campainha movida a bateria e foi desenvolvido para as pessoas que sofrem de apneia obstrutiva do sono. 


A campainha é colocada na testa durante a noite e emite vibrações sempre que a pessoa dorme de costas ou rola de um lado para outro na cama. site do Sibelmed, empresa responsável pelo produto, afirmou que o acessório "consiste em um pequeno dispositivo leve que é acoplado à testa e vibra suavemente sempre que o paciente está dormindo em decúbito dorsal, incentivando-o a mudar de posição". 

O Sibelmed também disse que um dos fatores preponderantes para a existência do problema, a posição na qual o indivíduo dorme, pode ser combatido com eficácia por meio de terapia posicional. "Muitos estudos clínicos diferentes acreditam que a terapia posicional é uma solução eficaz, obtendo resultados semelhantes ao tratamento com CPAP".

Um estudo feito por uma equipe da Universidade de Araba, que envolveu 12 voluntários, descobriu que o uso do Somnibel levou a uma queda de 31% nas apneias do sono durante a primeira semana. Os voluntários aprovaram o dipositivo, e disseram que ele é leve e fácil de usar. 

"O ronco simples é um problema social e médico comum que afeta adversamente muitas pessoas", afirmou o professor Jaydip Ray, consultor de ouvido, nariz e garganta da Universidade de Sheffield. "Dispositivos vestíveis discretos e fáceis de usar e que utilizam acelerômetros miniaturizados são uma solução bem-vinda. Este estudo inicial é encorajador", concluiu. 

De acordo com o Daily Mail, novos estudos estão sendo planejados. O Somnibel ainda não está disponível para compra, mas informações dos fabricantes indicam que ele poderá ser comercializado em breve. 

Vias: Daily MailLadbible

 

Sites Medicina Bateria cientistas
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você