Claro confirma suporte a eSIM para iPhones no Brasil

Operadora é a primeira entre as quatro grandes brasileiras a oferecer o eSIM para celulares

Renato Santino 28/03/2019 17h30
eSIM
A A A

Como já era esperado, a Claro confirmou nesta quinta-feira, 28, o lançamento da tecnologia eSIM para smartphones. O serviço, chamado de e-Chip pela companhia, permite a ativação dos serviços de telefonia e internet móvel sem realizar a troca de chip físico de um celular.


Não são muitos os celulares disponíveis no Brasil que contam com o suporte a esta tecnologia. No país, os maiores exemplos são os iPhones XS, XS Max e XR, lançados em 2018 pela Apple. Os dispositivos são os primeiros da empresa a terem suportes a duas linhas telefônicas, sendo que uma delas é coberta por um chip nano convencional, e a outra funciona por meio do eSIM.

A principal vantagem do eSIM é que não é necessário ficar abrindo a gavetinha para troca de chip quando o usuário quiser trocar de operadora, já que todo o processo é feito por meio de software. Este ponto positivo, no entanto, ainda não faz muito sentido no Brasil, já que a Claro, por enquanto, é a única a oferecer o serviço entre as principais operadoras, mas há outras qualidades.

Por exemplo: por ser incorporado ao celular, o chip virtual também não pode ser removido caso o smartphone venha a ser roubado, e a desativação da linha é feita apenas após ordem de desligamento do cliente. Em compensação, sua ativação é bem simples. A Claro informa que a ativação do e-Chip é feita por meio da leitura de um QR Code que permite o download do perfil de acesso à rede celular da empresa.

A operadora também afirma que o e-Chip estará disponível para os usuários interessados a partir do dia 29 de março nas lojas da empresa e, em breve será disponibilizado também nos outros canais de atendimento. A Claro também diz que não haverá diferença de política comercial entre o fornecimento do chip físico e a ativação do eSIM.

O eSIM é uma tecnologia apontada como o próximo passo da evolução do chip de celular, que vem gradualmente diminuindo de tamanho há alguns anos. A ferramenta será fundamental para os próximos passos da tecnologia, especialmente para a internet das coisas, que deverá trazer conectividade para muitos dispositivos minúsculos, que não teriam espaço para um chip convencional.

Esta, no entanto, não é a primeira vez que o eSIM dá as caras no Brasil. A própria Claro já oferecia esse serviço, mas só agora ele está disponível para smartphones. Até então, só era possível usar a tecnologia em relógios conectados como o Apple Watch.

eSim
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!.

Recomendados pra você