cnh digital

CNH Digital chega a 1 milhão de usuários após fim de exigência de ida ao Detran

Renato Santino
Compartilhe com seus seguidores
A A A

A decisão de desburocratizar o processo de solicitação da CNH Digital tem dado resultados. Rapidamente, o número de brasileiros que adotaram o documento eletrônico chegou a 1 milhão graças à nova função de validação remota liberada ao final do ano passado.

Para quem não se lembra, para solicitar a CNH Digital e poder ter o documento virtual no celular, substituindo a versão de papel, era necessário realizar um procedimento complexo que dependia, entre outras etapas, de ir presencialmente a um posto do Detran para realizar o cadastro.

Desde a mudança, que permite que a validação seja feita totalmente pelo celular, houve um pico de 60% nas adesões, que permitiu chegar ao primeiro milhão de usuários rapidamente. Os estados com maiores números de condutores com a CNH Digital são São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás, com 223 mil, 76 mil e 70 mil, respectivamente.

É fácil constatar que a procura pelo documento eletrônico disparou desde a validação virtual, já que os números oficiais de usuários do serviço eram de apenas 620 mil no dia 20 de dezembro, quando a mudança foi anunciada. Bastaram três semanas para praticamente dobrar a base de condutores.

Como tirar a CNH Digital

Para fazer o cadastramento da CNH Digital, é necessário ter a última versão do documento, introduzida em 2017, que conta com o QR Code; se a sua CNH não tem o código, será necessário realizar o procedimento para tirar uma nova.

Caso a sua CNH de papel contenha o QR Code, é preciso fazer o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito para Android ou para iOS. Será necessário fazer um cadastro e a validação do e-mail, feito por meio de um link que é enviado na hora do registro. Em seguida, basta escanear o código com a lente do celular, se o usuário optar por fazer a validação pelo smartphone ou tablet.

A partir de então, serão necessários mais dois passos. Primeiro, o usuário precisará dar uma “prova de vida”, o que é apenas um movimento físico simples captado pela câmera do smartphone, para garantir que a pessoa é quem diz ser e não uma foto. Depois disso será preciso informar o número de celular, e a CNH estará disponível no app.

Por motivos de segurança, o usuário também será orientado a criar uma senha de quatro dígitos que precisará ser utilizada toda vez que for necessário apresentar o documento digital. A CNH digital pode ser acessada mesmo que o celular esteja sem internet.

Celulares Aplicativos Brasil
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.
Recomendados pra você