Espaço

Supernova cria uma estrela zumbi em evento cósmico raro

Bruna Lima, editado por Camila Rinaldi 24/05/2019 11h00
Compartilhe com seus seguidores
A A A

As duas estrelas que já tinham esgotado seu combustível e já eram consideradas mortas se chocaram e 'ressuscitaram'

Pesquisadores da Universidade de Bonn, na Alemanha, e da Academia Russa de Ciências, descobriram uma estrela incrivelmente incomum e rara no meio de uma nuvem de gás, a cerca de 10 mil anos-luz da Terra.


A estrela, apelidada de J005311, parece ter surgido de sua cova cósmica depois que duas estrelas mortas colidiram uma com a outra na constelação de Cassiopeia. As descobertas, publicadas na Nature em 21 de maio, revelam a natureza da exótica estrela zumbi e suas propriedades incomuns. A equipe descobriu o objeto usando dados do telescópio espacial Wide-field Infrared Survey Explorer (WISE), da NASA, e o observou usando um telescópio terrestre no Observatório Astrofísico Especial da Rússia.

Quando uma estrela pequena tem todo seu combustível esgotado, ela se transforma em uma "anã branca", ou seja, uma pequena e densa estrela morta, segundo o portal CNET. No entanto, pesquisadores em Bonn examinaram a radiação emitida pela estranha estrela e descobriram que ela estava carente de Hidrogênio e Hélio, geralmente presentes em uma anã branca.

Geralmente, as colisões de anãs brancas acabam em enormes explosões estelares, conhecidas como supernovas. Mas J005311 não explodiu. Em vez disso, foi reanimada e começou a queimar novamente. Ela é cerca de 40.000 vezes mais brilhante do que o nosso sol, tem um forte campo magnético, seu fluxo de ventos estelares está se movendo a 16.000 quilômetros por segundo e é extremamente quente.

"Um evento como esse é extremamente raro", explicou Gotz Grafener, coautor do estudo em um relatório, no qual também afirma que provavelmente há menos de meia dúzia de objetos como esse na Via Láctea.

 

Via: CNet

Astronomia Estrelas
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você