memória RAM

Como descobrir se a memória RAM do seu PC está com defeito

Gustavo Sumares 10/02/2017 15h01
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Você sai de casa com o computador ligado e, quando volta, ele está desligado? Seu computador anda travando e ficando com aquela triste "tela azul" com muita frequência? Esses travamentos acontecem do nada, em várias situações diferentes? Se sim, esses sintomas podem indicar que a memória RAM dele está defeituosa.


Diversas situações podem levar o PC a travar ou mostrar a "tela azul da morte", mas se a descrição acima faz sentido para o seu computador, é provável que o problema esteja na RAM. Quando há qualquer erro de leitura ou gravação na RAM, o computador para imediatamente de funcionar. Isso porque, se a RAM enviar esse erro para a memória de longo prazo, ele pode corromper todos os arquivos do PC, então ele prefere se "desligar" para evitar isso.

Felizmente, porém, é fácil testar para ver se o problema realmente está na RAM. Os Windows 7, 8, 8.1 e 10 têm uma ferramenta simples para analisar a integridade da memória. Abaixo, ensinamos como fazer isso em alguns passo simples. Confira:

1. Abra menu de configurações do Windows 10. Basta clicar no Menu Iniciar e depois no ícone de engrenagem.

Reprodução

2. Na barra de buscas digite "memória". Uma lista de opções aparecerá; selecione a opção "Diagnosticar problemas de memória no computador".

Reprodução

3. Na janela que aparecerá, selecione a opção "Reiniciar agora e verificar se há problemas (recomendado)".

Reprodução

4. O computador fechará todos os programas e se desligará. Quando ele se ligar novamente, ele entrará numa tela de testes semelhante à da imagem abaixo. Espere até que o teste esteja concluído.

Reprodução

5. Caso o teste encontre algum erro, ele lhe avisará quando terminar. Nesse caso, você precisará substituir a memória defeituosa entrando em contato com o vendedor.

No entanto, se você conseguir abrir seu computador e retirar os pentes de memória, talvez ainda seja possível mantê-lo funcionando (mas com desempenho menos). Faça o seguinte: se o seu computador tiver mais de um pente de RAM, retire um deles e realize o teste novamente; depois, troque o pente e faça o teste mais uma vez. Se um deles estiver funcionando bem, você poderá mantê-lo na sua máquina. Ela não deverá mais dar problemas, mas só terá metade da RAM disponível. 

Computadores Hardware memória RAM
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você