huawei p30 pro

Como este celular dribla a falta de espaço para implantar um zoom óptico de 5x

Renato Santino, editado por Alvaro Scola 26/03/2019 21h00
Compartilhe com seus seguidores
A A A

O P30 Pro da Huawei tem este recurso único, graças a um sistema inédito de lentes 'periscópio'

Zoom óptico não é algo que se vê todo dia. Quer dizer, até existem aparelhos que oferecem uma imagem mais aproximada, como é o caso do iPhone desde a versão 7 Plus e tantos outros aparelhos, que consegue se aproximar até 2x de um objeto graças a um segundo sensor inteiramente dedicado a isso. A Huawei foi além disso e anunciou o P30 Pro com zoom óptico de 5x... mas como?

Quando pensamos em uma câmera convencional, sem ser de celular, é fácil perceber o zoom: a distância entre as lentes aumenta, o que faz com que o objeto em foco pareça mais próximo. Em smartphones, alguns aparelhos até chegaram a tentar implantar o mesmo conceito, como o finado Galaxy S4 Zoom, mas ficava parecendo que o dispositivo era uma câmera que coincidia de ter um celular acoplado.

O P30 Pro, não. Ele possui um sistema de zoom próprio que dribla a falta de espaço natural do corpo de um smartphone, que tem que abrigar ainda incontáveis componentes, graças à inventividade. Trata-se de um sistema de câmera inspirado em um periscópio (sim, aquele visor de submarino).

Reprodução

Uma câmera de celular convencional “empilha” lentes verticalmente, sendo que o sensor com "zoom" conta com uma distância maior entre as lentes, mas esse espaço é limitado. Afinal de contas, celulares hoje tem poucos milímetros de espessura. O que foi feito, então? Bastou colocar as lentes alinhadas horizontalmente, colocadas lado a lado.

Sim, em vez de as lentes se espaçarem para fora do aparelho, elas são espaçadas internamente e dispostas horizontalmente (ou seja: lado a lado), o que permite uma maior distância entre elas e, consequentemente, um zoom mais amplo. Obviamente, porém, nada disso funcionaria se não fosse pelo sistema de periscópio, que usa um sistema de prismas para redirecionar a luz e permitir a captura da luz externa necessária para a fotografia. Caso contrário, a única coisa que o P30 Pro conseguiria fotografar é o interior do próprio celular.

Junto das lentes alinhadas de uma forma única, o sensor CMOS, responsável por captar e interpretar a luz para formar uma imagem, também está disposto no corpo do aparelho em uma posição pouco convencional, justamente para captar as imagens a partir do reflexo, e não diretamente do obturador.

Para o usuário, é até difícil perceber alguma mudança. A única alteração visível no exterior do dispositivo é que a câmera com o zoom de 5x é coberta com uma "lente" quadrada, que não é realmente uma lente, mas sim um prisma que redireciona a luz. 

Huawei P30 Pro
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você