Como restaurar o computador pelo Windows para melhorar sua performance

Gustavo Sumares, editado por Leonardo Pereira 15/02/2017 09h02
computador lento pc lento
A A A

Anos depois de sair da loja, seu computador já não é mais o mesmo. Ele começou a ficar muito lento, travar com frequência e mesmo tarefas que antes eram simples parecem exigir demais dele. A solução ideal seria melhorá-lo ou comprar outro, mas agora você não pode. Nesse caso, restaurá-lo às configurações de fábrica pode ser uma boa saída.


Durante sua vida útil, os computadores (mesmo os bem cuidados) acumulam muitos arquivos e operações que vão ocupando sua memória e deixando-o mais lento. Quando o PC volta às configurações de fábrica, praticamente tudo é apagado - incluindo esses arquivos acumulados - e isso pode ajudar a otimizar o funcionamento dele.

Se esse procedimento parecer adequado ao seu caso, veja a seguir como restaurar seu PC às configurações de fábrica:

Antes de prosseguir, tenha em mente que esse procedimento levará o computador praticamente de volta à maneira como ele saiu da caixa. Se houver quaisquer arquivos que você queira guardar, certifique-se de fazer backup antes disso.

1. Acesse as configurações do Windows clicando no ícone de engrenagem do menu Iniciar, e selecione a opção "Atualização e segurança":

Reprodução

2. Clique em "Recuperação", na aba à esquerda, e, em seguida, sob o item "Restaurar o PC", clique em "Começar agora":

Reprodução

3. Há duas opções: "Manter meus arquivos" e "Remover tudo". A segunda é mais completa e tem maior probabilidade de resolver o problema, mas também tem maior probabilidade de apagar algo importante. Escolha a que lhe parecer mais adequada.

Reprodução

4. Seu computador mostrará uma lista dos programas que precisarão ser reinstalados após a restauração. De qualquer maneira, o processo começará assim que você clicar em "Avançar".

Reprodução

Computadores Windows Windows 10
Assinar newsletter
Assine nossas newsletters e receba conteúdos em primeira mão
enviando dados - aguarde...
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!.

Recomendados pra você