Como um sistema fotovoltaico pode reduzir os gastos com energia

Entenda como um sistema de geração de energia solar pode trazer vantagens estratégicas, econômicas e ambientais para sua casa ou empresa

Equipe de criação Olhar Digital 08/11/2019 10h11
Painel solar
A A A

São muitos os benefícios que uma solução fotovoltaica pode trazer para residências e empresas de pequeno e médio porte. O avanço das tecnologias voltadas para energias renováveis, com destaque para a solar, tem dado mais independência aos consumidores, que além de sentirem a redução dos custos com energia elétrica, também podem garantir um abastecimento energético e de qualidade.

Segundo um estudo da consultoria Accenture, a implantação de tecnologias de geração distribuída de energia, como as placas solares, está crescendo em regiões de grande demanda energética a um ritmo superior à capacidade de construção de novas redes pelas concessionárias.

A pesquisa foi feita com 150 executivos do setor em 25 países, incluindo o Brasil, e quase metade (48%) dos entrevistados afirma que parte de suas redes de abastecimento chegará à capacidade máxima em até três anos.

O uso de energias renováveis não só traz mais independência a essas redes que chegarão ao seu limite em breve, mas também ajuda o meio ambiente e traz ainda vantagens econômicas. Isso porque, em alguns casos, dependendo do nível de energia produzida e do consumo, é possível reduzir em até 95% a conta de energia elétrica.

Além disso, como as tecnologias de geração de energia a partir do sol ficaram mais baratas com o passar dos anos, é possível, inclusive, com a economia gerada na conta de luz, destinar esse valor para a parcela de financiamento de um projeto de sistema fotovoltaico.

Ficou interessado? Então confira abaixo em detalhes como funciona um sistema de geração de energia solar:

 

Energia Solar Energia publi editorial energia renovável
Assinar newsletter
Assine nossas newsletters e receba conteúdos em primeira mão
enviando dados - aguarde...
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.