Galaxy S10e vs iPhone XR

Comparativo Galaxy S10e vs. iPhone XR: quem vence a disputa na versão econômica dos top de linha de Samsung e Apple?

Alvaro Scola 19/04/2019 20h30
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Confira nosso comparativo entre eles para saber tudo em detalhes!

A Samsung e a Apple sempre estão brigando para mostrar quem tem melhor o smartphone da atualidade. Junto aos seus aparelhos top de linha da última geração, as marcas também decidiram incluir uma versão mais econômica dekes, que ainda trazem uma boa configuração, mas tem alguns recursos a menos.


Para saber qual aparelho vale mais a pena, o Olhar Digital realizou um comparativo entre estes dois smartphones, avaliando cada detalhe e especificação técnica dos mesmos. Confira abaixo o nosso comparativo entre o Samgung Galaxy S10e e o iPhone XR.

Design e acabamento

O Galaxy S10e possui vidro tanto na sua parte frontal como na traseira, além de alguns elementos de alumínio em seu corpo. Já as suas cores são variações de tons brancos, amarelos, verde, azul, amarelo e rosa. O seu peso fica em torno de 150 gramas sendo que ele possui as dimensões de 142.2 por 69.9 com 7.9 milímetros de espessura . Em relação a proteção, o aparelho conta com a certificação IP68, que o deixa resistente a água (até 1 metro e meio durante 30 minutos) e a poeira.

Reprodução

Por sua vez, o iPhone XR também possui o mesmo tipo de acabamento tendo vidro na sua parte frontal e traseira com alguns elementos em alumínio. As suas cores disponíveis são vermelha, preta, amarelo, azul, coral e branca. Ele pesa em torno de 194 gramas e tem as dimensões de 150.9 por 75.7 com 8.3 milímetros de espessura. Já para proteção, o celular da Apple conta com a certificação IP67, que também o deixa resistente a água (até 1 metro durante 30 minutos) e a poeira.

Reprodução

O acabamento dos dois aparelhos é bastante parecido e a principal variação entre eles fica por conta do seu peso e dimensões, que ocorrem devido ao tamanho de telas diferentes, como é explicado mais abaixo. Sendo assim, neste quesito, ocorre um empate entre os aparelhos.

Placar: Galaxy S10e 1 x 1 iPhone XR

Tela

No que diz respeito a tela, o Galaxy S10e possui um display Dynamic AMOLED de 5,8 polegadas com a resolução de 1080 x 2280 pixels na proporção 19:9 e 438 ppi de densidade. Já para a proteção da tela, o aparelho conta com o Gorilla Glass 5, que lhe previne contra quebra e arranhões.

Reprodução

Já o iPhone XR conta um display IPS LCD de 6,1 polegadas com a resolução de 828 x 1792 pixelas na proporção 19:5:9 e 326 ppi de densidade. A sua tela também possui proteção, mas esta é apenas contra arranhões.

Reprodução

Neste quesito o iPhone XR consegue oferecer um tamanho maior, mas isto não é o suficiente para torná-lo melhor. Aqui, o aparelho da Samsung consegue lhe oferecer uma resolução maior em uma tela menor, o que garante imagens mais nítidas, além de ter uma maior densidade de pixels, sem falar de sua proteção.

Placar: Galaxy S10e 2 x 1 iPhone XR

Câmera

O Galaxy S10e conta com duas câmeras em sua parte traseira, sendo a primeira Wide de 12 megapixels com abertura variável de f/1.5-2.4 e a segunda Ultrawide de 16 megapixels e abertura de f/2.2. Esse conjunto de câmeras é capaz de gravar vídeos nas resoluções 2160p a 60 quadros por segundo, 1080p a 240 quadros por segundo e 720p a 960 quadros por segundo. Também é preciso destacar que, além destas câmeras, o aparelho também conta com um flash LED, auto HDR e estabilização óptica OIS.

Reprodução

Já o iPhone XR conta com uma câmera wide em sua parte traseira de 12 megapixels com a abertura de f/1.8. Com esta câmera é possível gravar vídeos nas resoluções 2160p a 60 quadros por segundo e em 1080p a 240 quadros por segundo com som estéreo. Além disto, a câmera também traz os recursos de HDR inteligente, Quad-LED Flash e estabilização óptica OIS.

Reprodução

No que diz respeito as selfies, o Galaxy S10e tem uma câmera frontal de 10 megapixels com a abertura de f/1.9 capaz de gravar vídeos com resolução de até 2160p a 30 quadros por segundo. Enquanto isto, o iPhone XR tem um câmera frontal de 7 megapixels com abertura de f/2.2, que grava vídeos com a resolução 1080p (Full HD) até 60 quadros por segundo.

Mesmo ao possuir apenas uma câmera na parte de trás e na frente, o iPhone XR consegue ainda resultados incríveis, mas não é capaz de ganhar do Galaxy S10 e neste quesito. A abertura menor do aparelho da Samsung lhe permite trabalhar melhor em qualquer ambiente, mesmo que este tenha pouca iluminação. A função retrato, por sua vez, funciona no iPhone XR, mas por ser feita via software, acaba decepcionando um pouco em algumas ocasiões.

Na parte de selfies, o mesmo problema da abertura também é encontrado no iPhone. Além disto, outro agravante, também fica para os vídeos que só podem ser gravados em até Full HD.

Placar: Galaxy S10e 3 x 1 iPhone XR

Especificações

Na questão da parte técnica, o Galaxy S10e traz um processador Exynos 9820 Octa-core com frequências que variam de 1.7 até 2.8 GHz, GPU Mali G76, 8 ou 6 GB de RAM, 128 ou 256 GB de espaço de armazenamento com entrada para cartões microSD de até 512 GB e bateria de 3.100 mAh. O aparelho vem com o Android 9.0 (Pie) e traz por padrão interface One UI, que o deixa com a aparência do Android One.

Em relação as conexões, o Galaxy S10e traz suporte a 4G, Wi-Fi e Bluetooth. Já a conexão ao PC é feita através de uma entrada uma conexão tipo C suportando portas USB 3.1. Além disto, também é possível usar um segundo cartão SIM no lugar do micro SD.

Por sua vez, o iPhone XR conta com o processador A12 Bionic Hexa-Core com frequências que variam de 1.6 até 2.5 GHz, Apple GPU (Quad-Core), 3 GB de memória RAM, 64/128/256 GB de espaço de armazenamento e bateria de 2.942 mAh. O aparelho vem por padrão com iOS 12 de sistema operacional.

Já para conexão, o iPhone XR traz suporte a 4G, Wi-Fi e Bluetooth. A conexão ao PC é feita através de sua entrada lightning, que suporta portas USB 2.0. O aparelho não suporta dois cartões SIM.

Mesmo possuindo menos memória RAM, o iPhone XR é o grande campeão no quesito de desempenho. O seu processador Hexa-Core consegue trabalhar melhor com muitos programas abertos simultaneamente e as otimizações do iOS, aqui, realmente fazem a diferença. Outro agravante, para o Brasil, é que o Galaxy S10e aida conta com o processador Exynos, que é inferior ao Snapdragon encontrado em modelos internacionais do aparelho.

Placar: Galaxy S10e 3 x 2 iPhone XR

Preço e disponibilidade

O Galaxy S10e já está disponível no Brasil e pode ser obtido através da loja oficial da Samsung por R$ 3.869,10. Já o iPhone XR também está disponível no Brasil e pode ser comprado pelo site da Apple com preços a partir de R$ 5.199,00.

Conclusão

Mesmo sendo os aparelhos ecônomicos da série de top de linha das suas marcas, ambos os telefones conseguem oferecer um ótimo desempenho e recursos. Entretanto, o Galaxy S10e consegue se destacar em mais pontos.

A performance dos dois aparelhos é bem parelha e, mesmo com alguma vantagem para o iPhone XR, o Galaxy S10e ainda consegue realizar qualquer atividade sem demonstrar lentidões ou qualquer tipo de problema. Já nas câmeras é onde fica a principal diferença dos dois. A Samsung realmente investiu neste quesito e mesmo com todo o trabalho da Apple na otimização de software, o Galaxy S10e se sai melhor em praticamente qualquer situação.

Desta forma, apesar de quase empatarem, o Galaxy S10e acaba se demonstrando mais completo no geral e uma opção mais válida, além de ter um preço mais acessível que o iPhone XR.


iPhone Apple Smartphones Galaxy smartphone comparativos
Compartilhe com seus seguidores

Recomendados pra você