Sistema 'lê' pensamento e dá voz a pacientes presos em seus próprios corpos

Pesquisadores suíços construíram um sistema capaz de "ler" os pensamentos de portadores de doenças como a esclerose lateral amiotrófica, que "trancam" a pessoa e a impede de se comunicar, mesmo que a consciência funcione completamente. O dispositivo mede o fluxo de oxigênio no sangue através de uma técnica chamada espectroscopia de infravermelho.

Em testes, os pacientes foram questionados sobre coisas básicas e, mesmo sem nenhum movimento, o sistema conseguiu identificar mudanças no cérebro.

"A máquina registra o fluxo de sangue e calcula como funcionam as alterações durante o ‘sim’ e o ‘não’. O computador então consegue ter uma ideia, criar um padrão e depois de um tempo conseguimos saber o que o paciente está pensando, percebendo quando ele quer dizer sim ou não. A partir disso, calculamos a resposta”, explica Niels Birbaumer, um dos responsáveis pelo projeto.

Segundo o pesquisador, a taxa de sucesso obtida com os quatro participantes em perguntas como “este é seu marido?” foi de 70%. Questionados se eles se sentiam felizes, todos responderam que sim.

Via Engadget

Compras para o Natal? Não deixe de conferir a extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ