Confira os primeiros resultados do 5G em funcionamento para valer

Sim, a rede 5G é extremamente rápida

Camila Rinaldi, editado por Daniel Junqueira 05/04/2019 16h00
Rede 5G
A A A

Entre na Google Play Store, baixe um aplicativo que permita medir a velocidade de download da sua rede móvel neste momento, rode o teste. Qual foi o resultado? Eu não estou aí do seu lado, mas posso garantir que a sua rede 4G LTE não chega a registrar 760Mbps, certo? Bom, este foi o impressionante resultado dos primeiros testes da rede 5G da operadora norte-americana Verizon, em Minneapolis, nos Estados Unidos.


Há dois dias, jornalistas de tecnologia dos EUA foram convidados a testar a rede 5G da Verizon nas cidades de Minneapolis e Chicago. A redatora do canal CNET, Jessica Dollcourt, descreveu a experiência da seguinte forma: “Usar o 5G da Verizon foi uma experiência alucinante, com velocidades de download além dos meus sonhos mais loucos.”

A jornalista fez o teste usando um Moto Z3 conectado ao Moto Snap 5G da fabricante e, para efeito de comparação, colocou ao lado o Galaxy S10+ usando a rede 4G. A velocidade máxima do 5G foi de pouco mais de 600 megabits por segundo (Mbps), enquanto o Galaxy S10+ no 4G chegou a apenas 10.5Mbps. Confira o vídeo abaixo:

 


Porém, nem tudo foram flores durante os testes. De acordo com Jessica, nem sempre a conexão oferecia tamanha velocidade, chegando no máximo a 200Mbps e, às vezes, o celular indicava estar no 5G, mas agia muito parecido com o 4G: “era tão difícil manter uma conexão 5G longa o suficiente para executar os testes mais básicos”.

-> Conheça os primeiros celulares compatíveis com redes 5G

Quem também disse isso foi o redator do canal Engadget, Chris Velazco, que chegou a ter uma conexão de 592Mbps. Velazco mencionou em um thread no Twitter que “a conexão é muito sensível”, mas que, mesmo assim, conseguiu baixar um jogo de 1,81GB em 4,5 minutos.

 


Por fim, outro resultado impressionante veio de um teste realizado pelo porta-voz da Verizon, em Minneapolis, David Weissmann. A conexão 5G chega a apresentar uma velocidade de download de 760Mbps. Veja o teste em execução no vídeo abaixo:

 


Como bem lembrado por Jessica, do canal CNET, a Internet 5G pretende revolucionar a indústria, aumentando a velocidade das conexões de dados de 10 a 100 vezes em relação ao 4G LTE, o que irá possibilitar uma série de novos usos, como cirurgia à distância e semáforos inteligentes que conversam entre si para manter o tráfego fluindo sem problemas.

Contudo, pelo fato destas redes 5G serem muito recentes, é claro que não temos muitas pessoas conectadas a elas e, assim sendo, a velocidade tende a ser maior. Talvez você lembre disso, quando migramos da rede 3G para 4G LTE, pois no início, a conexão era mais estável e mais rápida, já hoje, devido ao fato das redes estarem sobrecarregadas, acabamos, por vezes, usando apenas o 3G.

Agora, uma coisa é certa: o 5G é extremamente rápido. Para efeito de comparação, fizemos um levantamento na redação do Olhar Digital e, chegamos a velocidade de download mais alta de 31Mbps, na rede da Oi. A mais baixa, no entanto, foi a da Vivo, com 9,76 Mbps. Lembre-se, a rede 5G da Verizon chegou a 760Mbps!

Reprodução

Infelizmente, a previsão da chegada do 5G ao Brasil não é nada otimista, com os primeiros testes podendo acontecer apenas a partir de 2023. Até lá, teremos que conviver com velocidades como essa da rede da Vivo.

E aí, qual é a velocidade da sua rede móvel agora?

 

Via: BGR


Internet Verizon 5G internet das coisas
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você