Conheça Beta, a robô feminista brasileira

"Nasceu" na última segunda-feira, 28, a Betânia, uma robô feminista que usará o Facebook Messenger para mobilizar a população quanto a pautas relacionadas aos interesses das mulheres.

Apelidada de Beta, a robô é uma iniciativa da Nossas, uma organização que se define como "apartidária e sem fins lucrativos que atua sob a missão de armar e articular a potência para reinventar e reconstruir a política, todos os dias".

Em sua descrição, a Beta "afirma" ter sido "programada para viralizar pautas e campanhas feministas": "Juntas, vamos reprogramar as linhas desse sistema feito por homens e para homens."

Para ter contato com o sistema, basta acessar a página da Beta e puxar assunto. A robô, então, conduzirá a conversa seguindo parâmetros pré-programados — basicamente a forma como funcionam os bots.

Quem fizer esse contato poderá se manter atualizado sobre a atuação feminista no Brasil, receber alertas quando uma pauta esquentar no Congresso Nacional e participar ativamente em campanhas de defesa da mulher.

O Nossas garante que nenhuma outra organização ou empresa terá acesso aos dados dos participantes, e essas informações só serão usadas fora do Facebook em ocasiões específicas, como campanhas de mobilização, por exemplo, quando um e-mail pode ser enviado em seu nome para um parlamentar através do inbox do Facebook. Quem não quiser mais fazer parte da iniciativa só precisa excluir a conversa e a Beta não falará mais com a pessoa.

Por enquanto, parece que bastante gente gostou da ideia, porque a página já passou das 5.400 curtidas e, em apenas um dia, foi contatada por mais de 4.000 pessoas. "Ainda bem que sou robô e não vou precisar virar a noite respondendo inbox", "declarou" a Beta ontem.

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ