Colossus Notre Dame

Conheça Colossus, o robô bombeiro que ajudou a apagar o incêndio na Notre-Dame

Clara Guimarães, editado por Lucas Carvalho 17/04/2019 13h45
Compartilhe com seus seguidores
A A A

O autônomo da Shark Robotics consegue operar mangueiras de incêndio, transportar ferramentas pesadas em ambientes hostis e extrair pessoas feridas

O fogo que assolou a Catedral de Notre Dame na segunda-feira (15) destruiu um valor incalculável da história de Paris. Felizmente, graças à atuação de dezenas de bombeiros, a estrutura resistiu. Parte desse mérito é do Colossus, um robô francês de combate ao fogo da Shark Robotics.


O Colossus é projetado para suportar condições brutais, operar mangueiras de incêndio, transportar ferramentas pesadas em ambientes hostis e extrair pessoas feridas. Ele pode ser operado a quase 300m de distância e seu design modular permite que ele seja configurado para diferentes tarefas. Por tudo isso, foi essencial para a brigada de incêndio parisiense. 

O combate ao incêndio na catedral apresentou desafios únicos para os bombeiros. "A principal opção envolve grandes mangueiras de incêndio de 2,5 polegadas. Elas são pesadas, difíceis de manobrar e, contra um incêndio como esse, em grande parte ineficazes", diz Gregg Favre, funcionário da segurança pública dos EUA. Isso significaria colocar bombeiros no interior da estrutura, em sério perigo. 

Por essas complicações, quando a agulha de Notre Dame começou a entrar em colapso, o Colossus entrou em ação. Confira, a seguir, o vídeo da atuação do robô com os bombeiros.

O robô é à prova d'água, resistente ao fogo, alimentado por dois motores elétricos que funcionam com seis baterias de íons de lítio e tem sistema de freio eletromagnético. Ele tem, aproximadamente, 1,6m de comprimento, 0,75m de largura e um pouco menos de 0,8m de altura.

A ficha de especificação do equipamento diz que ele pode atingir até 3,5Km/h de velocidade. Além disso, o modelo pode subir em quase qualquer coisa e transportar mais de 540Kg de carga.

Um vídeo de demonstração do robô em ação explica melhor seu funcionamento. É muito impressionante ver como os robôs podem fazer funções tão complexas e ajudar substancialmente em problemas críticos. 

Via: Gizmodo

Robótica Tecnologia Robôs Notre Dame
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você