Conhecer os atalhos de teclado de um programa ao utilizá-lo pode ajudar a economizar bastante tempo, já que, em vez de clicar em diversos menus e janelas, basta pressionar algumas teclas para realizar a tarefa. Assim como quase todos os aplicativos, o Excel possui dezenas de atalhos para tornar sua vida mais fácil. 

Listamos abaixo os mais populares do aplicativo de planilhas do Microsoft Office.

Atalhos do Excel mais usados

ParaPressione

Fechar uma planilha

Ctrl+W

Abrir uma planilha

Ctrl+A

Ir para a guia Página Inicial

Alt+C

Salvar uma planilha

Ctrl+B

Copiar

Ctrl+C

Colar

Ctrl+V

Desfazer

Ctrl+Z

Remover o conteúdo da célula

Tecla Delete

Escolher uma cor de preenchimento

Alt+C, R

Recortar

Ctrl+X

Ir para a guia Inserir

Alt+T

Negrito

Ctrl+N

Centralizar o conteúdo da célula

Alt+C, A, em seguida, C

Ir para a guia Layout da Página

Alt+P

Ir para a guia Dados

Alt+S

Ir para a guia Exibir

Alt+K

Formatar uma célula no menu de contexto

Shift+F10, ou Tecla de Contexto

Adicionar bordas

Alt+C, B

Excluir coluna

Alt+H, ZC, em seguida, K

Ir para a guia Fórmulas

Alt+M

Teclas de Atalho Excel da faixa de opções

ParaPressione

Abrir a caixa Diga-me na Faixa de Opções e digitar um termo de pesquisa para ter acesso à assistência ou ao conteúdo de Ajuda.

Alt+G e, em seguida, insira o termo de pesquisa

Abrir a página Arquivo e usar o modo de exibição Backstage.

Alt+A

Abrir a guia Página Inicial e formatar o texto e os números, e usar a ferramenta Localizar.

Alt+C

Abrir a guia Inserir e inserir Tabelas Dinâmicas, gráficos, suplementos, Minigráficos, imagens, formas, cabeçalhos ou caixas de texto.

Alt+T

Abrir a guia Layout da Página e trabalhar com temas, configuração de página, escala e alinhamento.

Alt+P

Abrir a guia Fórmulas e inserir, rastrear e personalizar funções e cálculos.

Alt+U

Abrir a guia Dados e conectar-se a, classificar, filtrar, analisar e trabalhar com dados.

Alt+S

Abrir a guia Revisão e verificar a ortografia, adicionar comentários e proteger planilhas e pastas de trabalho.

Alt+V

Abrir a guia Exibir e visualizar quebras de página e layouts, mostrar e ocultar linhas de grade e títulos, definir a ampliação do zoom, gerenciar janelas e painéis, e exibir macros.

Alt+K

Atalhos do Excel de navegação nas células

ParaPressione

Mover para a célula anterior em uma planilha ou para a opção anterior em uma caixa de diálogo.

Shift+Tab

Mover uma célula para cima em uma planilha.

Tecla Seta para cima

Mover uma célula para baixo em uma planilha.

Tecla Seta para baixo

Mover uma célula à esquerda em uma planilha.

Tecla Seta para a esquerda

Mover uma célula à direita em uma planilha.

Tecla Seta para a direita

Mover para a borda da atual região de dados em uma planilha.

Ctrl+Tecla de direção

Entrar no modo de Término, mover para a próxima célula preenchida na mesma coluna ou linha que a célula ativa e desativar o modo de Término. Se as células estiverem em branco, mover para a última célula na linha ou coluna.

End, tecla de direção

Mover para a última célula de uma planilha, para a linha usada mais abaixo da coluna usada mais à direita.

Ctrl + End

Expandir a seleção de células até a última célula usada na planilha (canto inferior direito).

Ctrl + Shift + End

Mover para a célula no canto superior esquerdo da janela quando Scroll Lock estiver ativado.

Home + Scroll Lock

Mover para o começo de uma linha em uma planilha. Mover para o começo de uma planilha.

Ctrl + Home

Mover uma tela para baixo em uma planilha.

Page Down

Mover para a próxima planilha na pasta de trabalho.

Ctrl+Page Down

Mover uma tela para a direita em uma planilha.

Alt+Page Down

Mover uma tela para cima em uma planilha.

Page Up

Mover uma tela para a esquerda em uma planilha.

Alt+Page Up

Mover para a planilha anterior na pasta de trabalho.

Ctrl+Page Up

Mover uma célula para a direita em uma planilha. Ou, em uma planilha protegida, mover entre células desbloqueadas.

Tab

Comandos do Excel para fazer seleções e executar ações

Para Pressione

Selecionar a planilha inteira.

Ctrl + A ou Ctrl + Shift + Barra de espaços

Selecionar a planilha atual e a próxima em uma pasta de trabalho.

Ctrl + Shift + Page Down

Selecionar a planilha atual e a anterior em uma pasta de trabalho.

Ctrl + Shift + Page Up

Estender a seleção de células em uma célula.

Shift + Tecla de direção

Estender a seleção de células à última célula preenchida na mesma coluna ou linha que a célula ativa ou, se a próxima célula estiver em branco, para a próxima célula preenchida.

Ctrl + Shift + Tecla de direção

Ativar o modo de extensão e usar as teclas de direção para estender uma seleção. Pressionar novamente para desativar.

F8

Adicionar uma célula não adjacente ou um intervalo a uma seleção de células, utilizando as teclas de direção.

Shift+F8

Iniciar uma nova linha na mesma célula.

Alt+Enter

Preencher o intervalo de células selecionado com a entrada atual.

Ctrl+Enter

Concluir uma entrada da célula e selecionar a célula acima.

Shift+Enter

Selecionar uma coluna inteira em uma planilha.

Ctrl+Barra de espaços

Selecionar uma linha inteira em uma planilha.

Shift+Barra de espaços

Selecionar todos os objetos de uma planilha quando um objeto estiver selecionado.

Ctrl+Shift+Barra de Espaços

Estender a seleção de células até o começo da planilha.

Ctrl+Shift+Home

Selecionar a região atual se a planilha contiver dados. Pressionar uma segunda vez para selecionar a região atual e suas linhas de resumo. Pressione uma terceira vez para selecionar a planilha inteira.

Ctrl+A ou Ctrl+Shift+Barra de espaços

Selecionar a região atual em torno da célula ativa ou um relatório de tabela dinâmica inteiro.

Ctrl + Shift + Asterisco (*)

Selecionar o primeiro comando no menu quando um menu ou submenu estiver visível.

Home

Repetir o último comando ou ação, se possível.

Ctrl+Y

Desfazer a última ação.

Ctrl+Z

Teclas de Atalho Excel para formatar as células

Para

Pressione

Formatar uma célula usando a caixa de diálogo Formatar Células.

Ctrl+1

Formatar fontes em uma caixa de diálogo Formatar Células.

Ctrl+Shift+F ou Ctrl+Shift+P

Editar a célula ativa e colocar o ponto de inserção no final do conteúdo. Ou, se a edição estiver desativada para a célula, mover o ponto de inserção para a barra de fórmulas. Ao editar uma fórmula, ative ou desative o modo Apontar para poder usar as teclas de seta para criar uma referência.

F2

Adicionar ou editar um comentário de célula.

Shift+F2

Inserir células em branco com a caixa de diálogo Inserir.

Ctrl+Shift+Mais (+)

Exibir a caixa de diálogo Excluir para excluir as células selecionadas.

Ctrl+Menos (-)

Inserir a hora atual.

Ctrl+Shift+Dois-pontos (:)

Inserir a data atual.

Ctrl+Ponto-e-vírgula (;)

Alternar entre a exibição dos valores da célula ou as fórmulas na planilha.

Ctrl+Acento grave (`)

Copiar uma fórmula da célula que está acima da célula ativa na célula ou a Barra de Fórmulas.

Ctrl+Apóstrofo (‘)

Mover as células selecionadas.

Ctrl+X

Copiar as células selecionadas.

Ctrl+C

Colar o conteúdo no ponto de inserção, substituindo qualquer seleção.

Ctrl+V

Colar o conteúdo usando a caixa de diálogo Colar Especial.

Ctrl+Alt+V

Aplicar ou remover formatação em itálico do texto.

Ctrl+I ou Ctrl+3

Aplicar ou remover formatação em negrito do texto.

Ctrl+B ou Ctrl+2

Aplicar ou remover formatação em sublinhado do texto.

Ctrl+U ou Ctrl+4

Aplicar ou remover formatação em tachado.

Ctrl+5

Alternar entre ocultar objetos, exibir objetos e exibir espaços reservados para objetos.

Ctrl+6

Aplicar um contorno às células selecionadas.

Ctrl+Shift+E comercial (&)

Remover o contorno das células selecionadas.

Ctrl+Shift+Sublinhado (_)

Exibir ou ocultar os símbolos de estrutura de tópicos.

Ctrl+8

Ocultar as linhas selecionadas.

Ctrl+9

Ocultar as colunas selecionadas.

Ctrl+0

Usar o comando Preencher Abaixo para copiar o conteúdo e o formato da célula mais acima de um intervalo selecionado para as células abaixo dentro do intervalo.

Ctrl+D

Usar o comando Preencher à Direita para copiar o conteúdo e o formato da célula mais à esquerda de um intervalo selecionado nas células à direita dentro do intervalo.

Ctrl+R

Aplicar o formato de número Geral.

Ctrl+Shift+Til (~)

Aplicar o formato Moeda com duas casas decimais (números negativos entre parêntesis).

Ctrl+Shift+Cifrão ($)

Aplicar o formato Porcentagem sem casas decimais.

Ctrl+Shift+porcentagem (%)

Aplicar o formato de número Científico com duas casas decimais.

Ctrl+Shift+Circunflexo (^)

Aplicar o formato Data com dia, mês e ano.

Ctrl+Shift+Sinal numérico (#)

Aplicar o formato Hora com a hora e os minutos.

Ctrl+Shift+Arroba (@)

Aplicar o formato Número com duas casas decimais, separador de milhar e sinal de subtração (-) para valores negativos.

Ctrl+Shift+Ponto de exclamação (!)

Criar ou editar um hiperlink.

Ctrl+K

Verificar a ortografia na planilha ativa ou no intervalo selecionado.

F7

Exibir as opções de Análise Rápida para células selecionadas que contêm dados.

Ctrl+Q

Exibir a caixa de diálogo Criar Tabela.

Ctrl+L ou Ctrl+T

Comandos do Excel para trabalhar com dados, funções e barra de fórmulas

ParaPressione

Selecionar um relatório completo de Tabela Dinâmica.

Ctrl+Shift+Asterisco (*)

Editar a célula ativa e colocar o ponto de inserção no final do conteúdo. Ou, se a edição estiver desativada para a célula, mover o ponto de inserção para a barra de fórmulas. Ao editar uma fórmula, ative ou desative o modo Apontar para poder usar as teclas de seta para criar uma referência.

F2

Expandir ou recolher a barra de fórmulas.

Ctrl+Shift+U

Cancelar uma entrada na célula ou na Barra de Fórmulas.

Esc

Concluir uma entrada na barra de fórmulas e selecionar a célula abaixo.

Enter

Mover o cursor para o final do texto, quando estiver na barra de fórmulas.

Ctrl+End

Selecionar todo o texto na barra de fórmulas da posição do cursor até o final.

Ctrl+Shift+End

Calcular todas as planilhas em todas as pastas de trabalho abertas.

F9

Calcular a planilha ativa.

Shift+F9

Calcular todas as planilhas em todas as pastas de trabalho abertas, independentemente de elas terem sido ou não alteradas desde o último cálculo.

Ctrl+Alt+F9

Verificar as fórmulas dependentes e depois calcular todas as células em todas as pastas de trabalho abertas, inclusive as células que não estão marcadas para serem calculadas.

Ctrl+Alt+Shift+F9

Exibir o menu ou a mensagem para um botão de Verificação de Erros.

Alt+Shift+F10

Exibir a caixa de diálogo Argumentos da Função quando o ponto de inserção estiver à direita de um nome de função em uma fórmula.

Ctrl+A

Inserir os nomes e os parênteses do argumento quando o ponto de inserção estiver à direita de um nome de função em uma fórmula.

Ctrl+Shift+A

Invocar o Preenchimento Relâmpago para reconhecer padrões em colunas adjacentes e preencher a coluna atual automaticamente

Ctrl+E

Circular por todas as combinações de referências absolutas e relativas em uma fórmula se um intervalo ou referência de célula estiverem selecionados.

F4

Inserir uma função.

Shift+F3

Copiar o valor da célula que está acima da célula ativa na célula ou na barra de fórmulas.

Ctrl+Shift+Aspas retas (“)

Criar um gráfico inserido dos dados no intervalo atual.

Alt+F1

Criar um gráfico dos dados no intervalo atual em uma folha de Gráfico separada.

F11

Definir um nome a ser usado nas referências.

Alt+M, M, D

Colar um nome da caixa de diálogo Colar Nome (se os nomes tiverem sido definidos na pasta de trabalho).

F3

Mover para o primeiro campo no próximo registro de um formulário de dados.

Enter

Criar, executar, editar ou excluir uma macro.

Alt+F8

Abrir o Microsoft Visual Basic For Applications Editor.

Alt+F11

Atalhos do Excel com teclas de função

Tecla

Descrição

F1

Exibe o painel de tarefas Ajuda do Excel.

Ctrl+F1 exibe ou oculta a faixa de opções.

Alt+F1 cria um gráfico inserido dos dados no intervalo atual.

Alt+Shift+F1 insere uma nova planilha.

F2

Editar a célula ativa e colocar o ponto de inserção no final do conteúdo. Ou, se a edição estiver desativada para a célula, mover o ponto de inserção para a barra de fórmulas. Ao editar uma fórmula, ative ou desative o modo Apontar para poder usar as teclas de seta para criar uma referência.

Shift+F2 adiciona ou edita um comentário de célula.

Ctrl+F2 exibe a área de visualização de impressão na guia Imprimir no modo de exibição Backstage.

F3

Exibe a caixa de diálogo Colar Nome. Disponível somente se nomes foram definidos na pasta de trabalho (guia Fórmulas, grupo Nomes DefinidosDefinir Nome).

Shift+F3 exibe a caixa de diálogo Inserir Função.

F4

Repete o último comando ou ação, se possível.

Quando uma referência a uma célula ou um intervalo de células é selecionado em uma fórmula, F4 circula por todas as várias combinações de referências absolutas e relativas.

Ctrl+F4 fecha a janela da pasta de trabalho selecionada.

Alt+F4 fecha o Excel.

F5

Exibe a caixa de diálogo Ir para.

Ctrl+F5 restaura o tamanho da janela da pasta de trabalho selecionada.

F6

Alterna entre a planilha, a Faixa de Opções, o painel de tarefas e os controles de zoom. Em uma planilha que foi dividida (menu Exibir, grupo Janela, comando Congelar Painéis ou Dividir), F6 inclui os painéis divididos ao alternar entre painéis e a área da Faixa de Opções.

Shift+F6 alterna entre a planilha, os controles de zoom, o painel de tarefas e a faixa de opções.

Ctrl+F6 alterna para a próxima janela da pasta de trabalho quando mais de uma janela da pasta de trabalho está aberta.

F7

Exibe a caixa de diálogo Verificar ortografia para verificar a ortografia na planilha ativa ou no intervalo selecionado.

Ctrl+F7 executa o comando Mover na janela da pasta de trabalho quando ela não está maximizada. Use as teclas de direção para mover a janela e, quando terminar, pressione Enter ou Esc para cancelar.

F8

Ativa ou desativa o modo estendido. Nesse modo, Seleção Estendida aparece na linha de status e as teclas de direção estendem a seleção.

Shift+F8 permite adicionar uma célula não adjacente ou um intervalo a uma seleção de células utilizando as teclas de direção.

Ctrl+F8 executa o comando Tamanho (no menu Controle da janela da pasta de trabalho) quando uma pasta de trabalho não está maximizada.

Alt+F8 exibe a caixa de diálogo Macro para criar, executar, editar ou excluir uma macro.

F9

Calcula todas as planilhas em todas as pastas de trabalho abertas.

Shift+F9 calcula a planilha ativa.

Ctrl+Alt+F9 calcula todas as planilhas em todas as pastas de trabalho abertas, independentemente de elas terem sido ou não alteradas desde o último cálculo.

Ctrl+Alt+Shift+F9 verifica novamente as fórmulas dependentes e depois calcula todas as células em todas as pastas de trabalho abertas, incluindo as células que não estão marcadas para serem calculadas.

Ctrl+F9 minimiza a janela da pasta de trabalho para um ícone.

F10

Ativa e desativa as dicas de tecla (pressionar Alt tem o mesmo efeito).

Shift+F10 exibe o menu de atalho para um item selecionado.

Alt+Shift+F10 exibe o menu ou a mensagem para um botão de Verificação de Erros.

Ctrl+F10 maximiza ou restaura a janela da pasta de trabalho selecionada.

F11

Cria um gráfico dos dados no intervalo atual em uma folha de Gráfico separada.

Shift+F11 insere uma nova planilha.

Alt+F11 abre o Editor do Microsoft Visual Basic for Applications, no qual você pode criar uma macro utilizando o Visual Basic for Applications (VBA).

F12

Exibe a caixa de diálogo Salvar como.

Outras teclas úteis do Excel

TeclaDescrição
Alt

Mostra as Dicas de Tecla (novos atalhos) na faixa de opções.

Por exemplo,

Alt, W, P alterna a planilha para o modo de exibição Layout da Página.

Alt, W, L alterna a planilha para o modo de exibição Normal.

Alt, W, I alterna a planilha para o modo de exibição Visualização da Quebra de Página.

Teclas de seta

Mover uma célula para cima, para baixo, para a esquerda ou para a direita em uma planilha.

Ctrl+tecla de direção move para a borda da região de dados atual em uma planilha.

Shift+Tecla de direção estende a seleção das células por uma célula.

Ctrl+Shift+Tecla de direção estende a seleção de células à última célula preenchida na mesma coluna ou linha que a célula ativa ou, se a próxima célula estiver em branco, estende a seleção para a próxima célula preenchida.

A seta para a esquerda ou a seta para a direita seleciona a guia à esquerda ou à direita quando a faixa de opções é selecionada. Quando um submenu está aberto ou selecionado, essas teclas de direção alternam entre o menu principal e o submenu. Quando uma guia da faixa de opções está selecionada, essas teclas navegam entre os botões da guia.

A seta para baixo ou a seta para cima seleciona o próximo comando ou o comando anterior quando um menu ou submenu está aberto. Quando uma guia da faixa de opções está selecionada, essas teclas navegam para cima ou para baixo no grupo da guia.

Em uma caixa de diálogo, as teclas de direção se movem entre opções de uma lista suspensa aberta ou entre opções de um grupo de opções.

Seta para baixo ou Alt+Seta para baixo abre uma lista suspensa selecionada.

Backspace

Exclui um caractere à esquerda na Barra de Fórmulas.

Além disso, limpa o conteúdo da célula ativa.

No modo de edição de célula, exclui o caractere à esquerda do ponto de inserção.

Delete

Remove o conteúdo (dados e fórmulas) das células selecionadas sem afetar os formatos da célula ou os comentários.

No modo edição de célula, exclui o caractere à direita do ponto de inserção.

End

A tecla End ativa ou desativa o Modo de Término. No Modo de Término, você pode pressionar uma tecla de direção para mover para a próxima célula preenchida na mesma coluna ou linha que a célula ativa. O Modo de Término é desativado automaticamente depois de pressionar a tecla de seta. Pressione End novamente antes de pressionar a próxima tecla de seta. O Modo de Término é mostrado na barra de status quando ele está ativo.

Se as células estiverem em branco, pressionar End seguido de uma tecla de seta moverá para a última célula da linha ou coluna.

A tecla End também seleciona o último comando no menu quando um menu ou submenu fica visível.

Ctrl+End move para a última célula em uma planilha, na linha mais abaixo da coluna mais à direita que tenha conteúdo. Se o cursor estiver na barra de fórmulas, Ctrl+End moverá o cursor para o final do texto.

Ctrl+Shift+End estende a seleção de células para a última célula utilizada na planilha (canto inferior direito). Se o cursor estiver na barra de fórmulas, Ctrl+Shift+End selecionará todo o texto na barra de fórmulas, da posição do cursor até o final, mas isso não afetará a altura da barra de fórmulas.

Enter

Conclui uma entrada da célula ou da Barra de Fórmulas e seleciona a célula abaixo (por padrão).

Em um formulário de dados, move para o primeiro campo no próximo registro.

Abre um menu selecionado (pressione F10 para ativar a barra de menus) ou executa a ação para um comando selecionado.

Na caixa de diálogo, ele executa a ação do botão de comando padrão na caixa de diálogo (o botão com o contorno em negrito, geralmente o botão OK).

Alt+Enter inicia uma nova linha na mesma célula.

Ctrl+Enter preenche o intervalo de células selecionado com a entrada atual.

Shift+Enter conclui uma entrada de célula e seleciona a célula de cima.

Esc

Cancela uma entrada na célula ou na Barra de Fórmulas.

Fecha um menu ou um submenu, uma caixa de diálogo ou uma janela de mensagens aberta.

Também fecha o modo de exibição de tela inteira quando esse modo está aplicado e retorna ao modo de exibição de tela normal para exibir novamente a Faixa de Opções e a barra de status.

Home

Move para o começo de uma linha em uma planilha.

Move para a célula no canto superior esquerdo da janela quando Scroll Lock está ativado.

Seleciona o primeiro comando no menu quando um menu ou submenu está visível.

Ctrl+Home move para o começo de uma planilha.

Ctrl+Shift+Home estende a seleção de células até o começo da planilha.

Page Down

Move uma tela para baixo em uma planilha.

Alt+Page Down move uma tela para a direita em uma planilha.

Ctrl+Page Down move para a próxima planilha em uma pasta de trabalho.

Ctrl+Shift+Page Down seleciona a planilha atual e a próxima planilha em uma pasta de trabalho.

Page Up

Move uma tela para cima em uma planilha.

Alt+Page Up move uma tela para a esquerda em uma planilha.

Ctrl+Page Up move para a planilha anterior em uma pasta de trabalho.

Ctrl+Shift+Page Up seleciona a planilha atual e a anterior em uma pasta de trabalho.

Barra de espaços

Em uma caixa de diálogo, executa a ação para o botão selecionado, ou marca ou desmarca uma caixa de seleção.

Ctrl+Barra de espaços seleciona uma coluna inteira em uma planilha.

Shift+Barra de espaços seleciona uma linha inteira em uma planilha.

Ctrl+Shift+Barra de espaços seleciona a planilha inteira.

  • Se a planilha contiver dados, Ctrl+Shift+Barra de espaços selecionará a região atual. Pressionando Ctrl+Shift+Barra de espaços uma segunda vez, você seleciona a região atual e suas linhas de resumo. Pressionando Ctrl+Shift+barra de espaços uma terceira vez, você seleciona a planilha inteira.
  • Quando um objeto é selecionado, Ctrl+Shift+Barra de espaços seleciona todos os objetos de uma planilha

Alt+Barra de espaços exibe o menu Controle da janela do Excel.

Tab

Move uma célula para a direita em uma planilha.

Move entre células desbloqueadas em uma planilha protegida.

Move para a próxima opção ou grupo de opções em uma caixa de diálogo.

Shift+Tab move para a célula anterior em uma planilha ou para a opção anterior em uma caixa de diálogo.

Ctrl+Tab alterna para a próxima guia na caixa de diálogo.

Ctrl+Shift+Tab alterna para a guia anterior em uma caixa de diálogo.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!