Coronavírus agora ameaça a Olimpíada de Tóquio

Membro do COI diz que decisão de manter maior evento esportivo do mundo deve ser anunciada até o fim de maio

Cesar Schaeffer 25/02/2020 18h02
Olimpíada de Toquio
A A A

Entre tantas consequências, agora o surto de coronavírus (Covid-19) pode afetar também o maior evento esportivo do mundo; os Jogos Olímpicos - que este ano serão disputados em Tóquio, no Japão. As competições começam em julho, mas os organizadores do evento já avaliam os possíveis impactos da doença na Olimpíada.

No pior dos casos, os jogos seriam cancelados; certamente não haveria tempo suficiente para uma mudança de datas ou de lugar. Segundo o ex-nadador canadense Dick Pound, membro do Comitê Olímpico Internacional, disse à Associated Press que a decisão pode ser tomada até o fim de maio. "Você simplesmente não adia algo do tamanho e da escala das Olimpíadas", disse.

Segundo informa a AP, "o Japão está gastando oficialmente US$ 12,6 bilhões para organizar a Olimpíada de Tóquio, embora um conselho nacional de auditoria diga que o país está gastando o dobro disso".

Até o momento, mais de 80 mil casos do Covid-19 já foram confirmados. Mais de 2700 pessoas morreram vítima da doença. No Japão, são 170 casos confirmados e uma morte. Mas uma olimpíada movimenta atletas e comissões de inúmeros países - muitos dos quais já têm casos de infecção pelo novo coronavírus confirmados.

Reprodução

Os Jogos de Tóquio estão programados para começar em 24 de julho e terminar no dia 9 de agosto. Em 2016, apesar dos alertas sobre o surto de Zika no país, a Olimpíada do Brasil aconteceu como previsto.

Fonte: CNET

Jogos Olímpicos olimpíada tóquio 2020 olimpíadas tóquio olimpíadas 2020
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você