Brian Acton

Criador do WhatsApp se declara 'um vendido' por entregar app ao Facebook

Lucas Carvalho 26/09/2018 17h15
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Brian Acton, cofundador do WhatsApp, vendeu o aplicativo para o Facebook em 2014. Em setembro de 2017, ele saiu da empresa. E em março deste ano, ele aderiu ao movimento contra o Facebook e recomendou que usuários apagassem o aplicativo.


Numa longa entrevista à Forbes publicada nesta quarta-feira, 26, Acton deu detalhes sobre como a relação dele com o Facebook "azedou" com o passar dos anos. Hoje, ele diz que se considera um "vendido" por ter entregue sua startup a Mark Zuckerberg.

O Facebook comprou o WhatsApp em 2014 por US$ 19 bilhões. Na época, o aplicativo de mensagens ainda não era rentável. Seu modelo de negócios consistia numa cobrança de US$ 1 por ano, que muitos usuários jamais sequer pagaram.

Acton, que criou o WhatsApp juntamente com Jan Koum, era contra o uso de anúncios como forma de monetizar o aplicativo. Mas Mark Zuckerberg e sua equipe discordavam. Este tema - como tornar o WhatsApp lucrativo - foi, fundamentalmente, o que colocou Acton e Facebook em rota de colisão.

Acton não queria misturar dados do WhatsApp com o do Facebook, mas o app acabou ganhando integração com a rede social mesmo assim. Acton não queria uma versão paga para empresas, mas o WhatsApp Business acabou sendo lançado. Ele era contra anúncios no aplicativo, mas eles serão integrados aos Status em 2019.

A constante briga foi o que levou Acton a "sair do caminho deles". "Eu sou um vendido. Eu reconheço isso", ele disse. "Eu vendi a privacidade dos meus usuários em troca de um benefício maior. Eu fiz uma escolha e assumi um compromisso. E vivo com isso todos os dias", acrescentou o hoje milionário.

Koum, que criou o WhatsApp junto com Acton, saiu do Facebook pouco tempo depois dele. Nesta semana, Kevin Systrom e Mike Krieger, os criadores do Instagram, também pediram demissão, supostamente também por conta de diferenças com Zuckerberg.

Aplicativos Facebook Whatsapp
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você