Huawei carregamento reverso

Criadores do NFC criam padrão para recarga sem fios de pequenos gadgets

Rafael Rigues 06/05/2020 11h18
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Especificação permitirá que aparelhos futuros usem apenas uma antena para comunicação NFC e transmissão de energia, simplificando o design e reduzindo o custo

O NFC Forum, responsável pela tecnologia de comunicação NFC usada em smartphones e outros aparelhos eletrônicos, desenvolveu uma especificação para recarga sem fios de aparelhos eletrônicos chamada Wireless Charging Specification (WLC). Com ela, aparelhos compatíveis poderão usar uma única antena para comunicação NFC e para transmissão de energia, simplificando o design e reduzindo custos de produção.


O padrão prevê a recarga sem fios, com potência de até 1 Watt, de pequenos aparelhos como fones de ouvido e smartwatches. Atualmente já há smartphones como o Galaxy S20 e Huawei P40, entre outros, que podem recarregar sem fios pequenos acessórios, como fones de ouvido. Entretanto, estes sistemas de "carregamento reverso" são baseados na tecnologia Qi, a mesma usada para recarga dos smartphones em si, que exige o uso de antenas dedicadas.

"A Wireless Charging Specification é realmente transformadora porque muda a maneira como projetamos e interagimos com pequenos dispositivos alimentados por bateria, pois a eliminação de plugues e cabos permite a criação de dispositivos menores e hermeticamente fechados", disse Koichi Tagawa, presidente do NFC Forum.

A especificação foi publicada de forma preliminar no ano passado, e agora é considerada pronta para adoção pelos fabricantes. Entretanto, deve levar algum tempo até que a tecnologia apareça em aparelhos à disposição do consumidor.

Fonte: Engadget

Smartphones carregador NFC smartphone carregamento sem fio carregamento
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você