Golpe WhatsApp Carrefour

Cuidado: novo golpe no WhatsApp promete falso emprego no Carrefour

Juliana Américo 30/06/2017 18h30
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Os usuários do WhatsApp precisam ficar mais uma vez atentos. Um novo golpe no aplicativo promete participação em um falso processo seletivo da rede de supermercados Carrefour para infectar o celular da vítima ou realizar cobranças indevidas através de SMS.


De acordo com a PSafe, em menos de 24 horas, mais de 200 mil pessoas já compartilharam a falsa promessa. “O número de acessos desse golpe não para de crescer, com média de 10 mil cliques por hora, devido à rápida disseminação via WhatsApp”, comenta Emilio Simoni, gerente de Segurança da PSafe.

O golpe funciona da seguinte forma: a vítima recebe um link pelo aplicativo alertando que a rede de supermercados está contratando profissionais com urgência, sem necessidade de ter experiência e para início imediato. Ao acessar o endereço para checar as vagas disponíveis, é solicitado que o usuário responda a três perguntas para poder se candidatar.

Reprodução

Independentemente das respostas fornecidas, a vítima é encaminhada para uma nova página na qual se alega que, a fim de agendar a suposta entrevista de emprego, a pessoa deve compartilhar o link com 15 amigos via WhatsApp para que possam “preencher o mais rápido possível as vagas”.

Após o compartilhamento, o usuário é encaminhado para se cadastrar em serviços de SMS pago – que efetuam cobranças indevidas – ou baixar apps falsos, que podem infectar o smartphone. O ataque ainda conta com comentários de falsos usuários alegando que conseguiram a vaga de emprego, com o intuito de validar o golpe.

Para não cair nesse tipo de golpe, os usuários devem sempre consultar as páginas oficiais de empresas para se certificar de que se trata de uma oportunidade verídica. Além de evitar abrir links suspeitos e manter um antivírus instalado no celular.

Em nota, o Carrefour reforça que a informação sobre vagas de emprego circulando nas redes sociais e no WhatsApp é falsa e recomenda que os usuários ignorem e deletem a mensagem, que pode conter vírus. Além disso, a empresa ressalta que os processos seletivos e vagas de emprego são divulgados meio do seu portal, perfil oficial no LinkedIn, além de portais de emprego. 

Aplicativos Whatsapp cibercrime
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você