internet global

Dados mostram o crescimento impressionante da internet em 10 anos

Redação Olhar Digital 17/05/2019 16h00
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Número de páginas web cresceu quase sete vezes em 10 anos e o de usuários conectados no mundo todo 1.114%, desde 2010

A internet se tornou uma parte essencial da vida moderna, mesmo havendo lugares em que as pessoas não possuem o acesso tão facilitado. Desde 2005, no dia 17 de maio, é comemorado o Dia Mundial da Internet em vários países. E uma pesquisa feita pelo Internacional Communications Union mostra como o universo online cresceu de forma impressionante nos útimos anos. 


Um exemplo: o estudo apontou que 56% da população mundial acessa a internet. Isso quer dizer que, dos 7.7 bilhões de habitantes do planeta, pouco mais da metade  - 4.3 bilhões - conseguem ficar online.

A internet no mundo

Para se ter uma ideia de como isso está dividido, na América do Norte e na Europa há uma estimativa de que 90% de sua população acesse a internet de alguma forma. Essa estimativa é bem diferente do que encontramos em regiões da África e da Ásia, que apresentam porcentagens de 37% e 50% respectivamente. Na América Latina, Caribe, Oriente Médio e Oceania, a porcentagem de pessoas conectadas está acima de 60%.

Em uma média geral, o número de usuários conectados no mundo todo cresceu 1.114% desde 2010. Mesmo com a porcentagem mais baixa, a Ásia é o que contém mais usuários, com 2.190 bilhões de pessoas online.

Mesmo com o crescimento da internet ano após ano, o das redes sociais foi ainda maior. De todos os usuários que acessam a internet, 80% deles usam alguma rede social. Outro dado levantado é o que representa o número de pessoas que realizam esse acesso através de um smartphone. No total, 3.19 bilhões são usuários de algum desses sites e 9 em cada 10 usam um celular para utilizá-las.

Páginas mais pesadas

As páginas da internet passaram por diversas mudanças. No início, havia sites com diversos textos e hipertextos, mas, com o passar dos anos, imagens e vídeos começaram a ser incorporados. Agora, sites completamente interativos, com conteúdo multimídia de todos os tipos, são carregados, o que pode comprometer a experiência de alguns usuários que não têm acesso a boas conexões. Para completar, muitos esses sites carregam scripts e cookies que rastreiam os hábitos dos usuários.

Atualmente, a média de kilobytes (número de dados que é exigido para que um site seja exibido corretamente) chega a 1828KB no computador e 1682 no celular. Comparando com a média de 2010, em que eram necessários 467KB para o PC e 144KB para um telefone móvel, podemos afirmar que houve um aumento de 300% na quantidade de dados consumidos para o uso de desktops e notebooks e 1000% no de smartphones, isso de 10 anos para cá.

Outro fato interessante é que, se falarmos de sites que usam Wordpress, o tamanho médio é ainda maior: cerca de 2278KB. Lembrando que o Wordpress está presente em mais de 33% dos sites da internet, ou seja, com certeza você já acessou alguma dessas páginas.

A internet em si

O tamanho da internet também é outro que atingiu níveis muito altos. Segundo dados da Netcraft, até abril de 2019, o número de sites ativos era de aproximadamente 1.45 bilhão. Se compararmos isso com os 215 milhões de 2009, podemos dizer que a internet está quase sete vezes maior do que há dez anos. O que é bem impressionante.

VIA: Genbeta

 

Internet
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você