Explosão nuclear russa

Detalhes sobre explosão russa revelam que reator nuclear teve problema

Bruna Lima, editado por Cesar Schaeffer 28/08/2019 12h33
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Uma agência estatal de metereologia identificou quatro substâncias em amostras na cidade de Severodvinsk, próxima ao local do acidente

O serviço meteorológico estatal da Rússia, o Roshydromet, identificou quatro substâncias radioativas em amostras retiradas de Severodvinsk, uma cidade onde os níveis de radiação subiram rapidamente após uma misteriosa explosão. O acidente aconteceu no dia 8 de agosto e matou pelo menos cinco especialistas nucleares de um dos principais centros de pesquisa da empresa estatal de energia nuclear Rosatom.


As substâncias foram identificadas como “radionuclídeos tecnogênicos” e foram responsáveis pela "mudança aguda e de curta duração na situação de radiação em Severodvinsk", disse o serviço meteorológico, que tem monitorado a situação.

A Rússia tem sido cautelosa com os detalhes do acidente, e diz que os níveis de radiação estavam dentro do aceitável e já se estabilizaram. Mas as explicações sobre o acidente e seus riscos variaram. Estações de monitoramento nuclear na Rússia foram misteriosamente desligadas, médicos tratando dos feridos disseram que foram forçados a assinar acordos de não divulgação e que os registros hospitalares foram destruídos.

Autoridades russas alegam que o incidente aconteceu "durante testes de um sistema de propulsão líquida envolvendo isótopos" (a mídia estatal russa inicialmente disse que um motor de foguete havia explodido), mas Nils Bohmer, um especialista norueguês em segurança nuclear, explicou que isótopos radioativos de curta duração não teriam sido produzidos por esse tipo de teste.

Via: TheGuardian / BusinessInsider

Russia radiação nuclear
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você