Xiaomi Mi A2 vs Mi A3

Do Xiaomi Mi A2 para Mi A3: veja o que muda e se vale a pena a troca

Alvaro Scola 03/08/2019 10h00
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Veja um comparativo entre os dois aparelhos da marca para saber se vale a pena fazer o upgrade ou não de seu smartphone

A Xiaomi chegou ao Brasil faz pouco tempo e cada vez mais novos produtos, como seus smartphones, estão sendo lançados por aqui. Um deles, por sua vez, trata-se justamente do Xiaomi Mi A3, o celular da marca com o Android One como sistema que deve chegar no nosso país em agosto.


Se você já possui um Xiaomi Mi A2 e está na dúvida se vale a pena fazer um upgrade, o Olhar Digital resolveu comparar as especificações dos dois aparelhos para mostrar exatamente as principais diferenças entre eles. Confira:

Design e acabamento

O Xiaomi Mi A2 possui um visual mais simples do que o seu sucessor, optando por utilizar metal na parte traseira, onde as suas câmeras são ligeiramente saltadas, enquanto a sua frente é de vidro, sendo esta parte protegida contra trincos e arranhões graças ao Gorilla Glass 5. Já na questão de peso, o aparelho possui 166 gramas, contando com as dimensões de 158,7 x 75,4 x 7,3 milímetros (altura x largura x espessura). O aparelho está disponível nas cores Gold, Lake Blue e Black.

Reprodução

Por sua vez, o Xiaomi Mi A3 opta por utilizar vidro em sua parte traseira e frontal, contando também com câmeras traseiras ligeiramente saltadas. Um detalhe a ser notador, é que ambas as partes de vidro do smartphone contam com a proteção do Gorilla Glass 5. O aparelho acaba sendo um pouco menor com as dimensões de 153,5 x 71,9 x 8,5 milímetros (altura x largura x espessura), mas é um pouco mais pesado, tendo 173.8 gramas. Já as suas cores disponíveis são More Than White, Not just Blue e Kind of Grey, sendo que elas se aproveitam do reflex do ambiente para serem mudadas.

Reprodução

O quesito de design é muito relativo ao gosto do usuário, entretanto, mesmo sendo um pouco mais pesado, o Xiaomi Mi A3 acaba tendo um design mais moderno, como já era de se esperar. Além disso, mesmo ao optar por utilizar vidro em sua parte traseira, o aparelho ainda se mantém seguro ao optar por utilizar Gorilla Glass 5 em seu corpo inteiro.

Tela

Para a sua tela, o Xiaomi Mi A2 conta com um display LCD de 5,99 polegadas com a resolução de 2160 x 1080 pixels na proporção de 18:9 e 403 ppi de densidade. Assim como foi mencionado acima, o aparelho conta com a proteção do Gorilla Glass 5 e não tem nenhum notch.

Reprodução

Já o Xiaomi Mi A3 tem um display com a tecnologia Super AMOLED de 6,01 polegadas com a resolução de 1560 x 720 pixels na proporção 19:5:9 e 286 ppi de densidade. O aparelho também leva a proteção do Gorilla Glass 5 e, diferente de seu antecessor, traz um notch no formato de gota.

Apesar do Xiaomi Mi A3 apostar no Super AMOLED, aqui quem ganha ainda é o aparelho Mi A2. A Xiaomi sempre trabalhou muito bem com a tecnologia LCD e a sua resolução e maior densidade de pixels lhe garantem uma imagem melhor.

Câmera

Para tirar fotos, o Xiaomi Mi A2 conta com duas câmeras traseiras, sendo a primeira de 12 megapixels com abertura de f/1.8 e a segunda de 20 megapixels, também com abertura de f/1.8. Com elas, o aparelho ainda consegue gravar vídeos na resolução máxima de 2160p a 30 quadros por segundo. Estas câmeras ainda contam com recursos extras como flash LED duplo, HDR e opção para tirar fotos panorâmicas.

Já o Xiaomi Mi A3 conta com três câmeras traseiras, sendo a primeira wide de 48 megapixels com abertura de f/1.8, a segunda ultrawide de 8 megapixels e abertura de f/2.2 e a terceira de 2 megapixels com abertura de f/2.4, possuindo um sensor de profundidade. Estas câmeras ainda contam com um único LED, HDR e opção para tirar fotos panorâmicas.

Reprodução

Para quem está interessado nas selfies, o Xiaomi Mi A2 conta com uma câmera de 20 megapixels com abertura de f/2.2, que traz um flash LED e auto-HDR. Já o Xiaomi Mi A3 também traz apenas uma câmera frontal, sendo ela de 32 megapixels com abertura de f/2.0 sem flash LED e com HDR. Ambas as câmeras fazem gravações na resolução Full HD (1920 x 180 pixels) a 30 quadros por segundo.

Na questão de fotos, mesmo abdicando de alguns LEDs e do auto-HDR nas selfies, o Xiaomi Mi A3 é demonstra uma boa evolução. Devido a abertura menor de suas câmeras e um sensor de profundidade, o aparelho consegue entregar fotos com uma iluminação melhor e também mais fiéis aos detalhes. Além desta mudança, o aparelho também traz novidades em seu software e um melhor processamento das fotos.

Especificações técnicas

Já na parte técnica, o Xiaomi Mi A2 traz um processador Octa-core Snapdragon 660 com frequências que variam de 1.8 a 2.2 GHz, GPU Adreno 512, 4 ou 6 GB de memória RAM, 32 ou 64 ou 128 GB de espaço de armazenamento interno não expansível e bateria de 3.000 mAh. Em relação ao sistema, o celular vem com o Android One 8.1 Oreo, mas já conta com a atualização para a versão 9 Pie.

Por sua vez, o Xiaomi Mi A3 também traz um processador Octa-Core, sendo este o Snapdragon 665 com frequências que variam de 1.8 a 2.0 GHz, 4 GB de memória RAM, 64 ou 128 GB de espaço para armazenamento expansível com cartão microSD e uma bateria de 4.030 mAh. O seu sistema já é o Android One 9.0 Pie.

Para o quesito de conexões, ambos os aparelhos trazem duas configurações bem similares, entretanto, o Xiaomi Mi A3 leva uma pequena vantagem. Isto se deve a ele contar com um rádio FM e também uma entrada para fones de ouvido P2. Já em relação a entrada utilizada para o carregamento e conexão com o PC, ambos os aparelhos trazem uma porta tipo C 1.0.

Na questão de desempenho, o Xiaomi Mi A3 ainda leva pouca vantagem em relação ao Mi A2. Apesar de os números até se demonstrarem inferiores, algumas tecnologias implementadas no novo processador da Snapdragon acabam fazendo com que ele tenha uma melhor velocidade para o dia a dia. Mesmo assim, vale ressaltar, as melhorias neste quesito foram bem pequenas.

Preço e disponibilidade

O Xiaomi Mi A2 foi lançado em julho de 2018, mas não chegou de forma oficial no Brasil. Ainda assim, ele pode ser encontrado em lojas online com o preço em torno de 800 a 950 reais, dependendo da configuração escolhida.

Já o Xiaomi Mi A3 também foi lançado em julho, porém em 2019. Por sua vez, este aparelho deve chegar ao Brasil durante o mês de setembro e, em uma conversão direta, ele pode custar R$ 2.499,00. Enquanto isto, em lojas não oficiais, o aparelho já pode ser encontrado com o preço em torno de R$ 1.400,00.

Conclusão

Pelo comparativo acima, você deve ter notado que o Xiaomi Mi A3 teve melhorias em praticamente todos os aspectos, mas decepcionou bastante na tela, que apesar de contar uma nova tecnologia, traz uma resolução baixa. Além disso, vale lembrar que a Xiaomi sempre trabalhou muito bem com os seus displays LCD.

Mesmo tendo essas melhorias mencionadas, é preciso dizer que a evolução vista neste aparelho é muito pouca para justificar um upgrade. E, por fim, mesmo quem está a procura de um aparelho novo, deve pensar se o preço do aparelho mais novo vale a pena, uma vez que o Xiaomi Mi A2 está bem mais barato e entrega praticamente o mesmo desempenho de seu sucessor.


Android Smartphones xiaomi comparativos android one
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você