Donald Trump e Tim Cook

Donald Trump pede ajuda ao CEO da Apple para lançar 5G no país

Vinicius Szafran, editado por Maria Lutfi 22/11/2019 20h20
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Presidente americano disse em suas redes sociais que pediu auxílio de Tim Cook

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que pediu ao CEO da Apple, Tim Cook, "para ver se ele poderia envolver a Apple na construção do 5G dos EUA", de acordo com um tuíte postado por ele nesta quinta-feira (21).


O pedido de Trump para que a Apple ajude na construção do 5G no país deve-se ao fato de que "eles têm tudo". A empresa, porém, não tem quase nenhuma relação com o desenvolvimento e implementação da infraestrutura 5G nos EUA, porque a Apple não é uma operadora de celular.

Existem duas partes na rede celular dos EUA. Primeiro, existem as próprias redes, que são gerenciadas por quatro empresas principais: Verizon, AT&T, T-Mobile e Sprint, sendo elas responsáveis por instalar torres de antena, garantindo uma cobertura e velocidades adequadas, em troca de um grande investimento. A segunda parte se refere aos dispositivos que as pessoas usam nessas redes, como telefones celulares e pontos de acesso LTE.

Reprodução

Esses produtos são fabricados por diversas empresas, e é aí que entra a Apple, juntamente com Google, Huawei e Samsung. Eles interagem com essas redes, mas não têm muita influencia sobre o que as operadoras fazem.

O lançamento do 5G no país depende quase inteiramente das operadoras. Um dispositivo 5G da Apple não aumentaria a cobertura da rede nos EUA, e não há muito o que a empresa possa fazer para mudar isso, a não ser pedir que as operadoras façam um trabalho melhor.

A Apple está tão distante do processo geral de rede que não produz nem seu próprio modem, ou o hardware em seus iPhones e iPads que realmente se conecta às redes celulares. Ela conta com as peças desenvolvidas pela Intel.

Reprodução

Existem outras empresas, como o Google, que estão mais diretamente envolvidas na tecnologia de rede. No entanto, mesmo nesse caso, ela aluga redes de operadoras existentes, que ainda são quem decide onde lançar a cobertura 5G primeiro.

Cook descartou, já em 2016, que a Apple esteja tentando entrar no mercado de operadoras de telefonia móvel. Por outro lado, a confusão de Trump é justificável - afinal, o presidente já está focado em trazer internet 6G para os Estados Unidos "o mais rápido possível".

Via: The Verge

Apple Tim Cook 5G estados unidos EUA trump donald trump rede 5g
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você