Avião decola do Aeroporto de Gatwick (ING)

Drone assusta piloto e força manobra arriscada em avião tripulado

Henrique Freitas, editado por Cesar Schaeffer 28/08/2019 16h50
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Incidente ocorreu na região do aeroporto de Gatwick, em Londres; problema foi classificado com o nível mais alto de risco

Um avião comercial que se aproximava do aeroporto de Gatwick, em Londres, foi forçado a tomar medidas evasivas depois que, de acordo com um relatório, o piloto notou um drone à sua frente. O incidente ocorreu em abril e envolveu um Airbus A320, que tem capacidade para até 186 passageiros.


O piloto do avião informa que "viu um drone de cor escura à frente" e "evitou o choque ao inclinar a aeronave para a direita", conforme consta no resumo do relatório publicado pelo órgão britânico Airprox Board (UKAB). A instituição classificou o incidente com o nível mais alto de risco.

Meses antes do episódio, avistamentos de drones próximos a Gatwick foram registrados durante o período de Natal e interromperam os planos de viagem de centenas de milhares de pessoas. Nenhuma companhia aérea ou número de voo foi liberado no documento, mas companhias aéreas como a British Airways e a EasyJet usam modelos Airbus A320 no aeroporto britânico.

É ilegal pilotar um drone acima de 400 pés (cerca de 120m) ou dentro de um quilômetro de distância a uma área limite de aeroporto. A UKAB informa que o drone não só estava violando esses regulamentos, como também estava colocando em risco outras aeronaves naquele local. "A diretoria considerou que o relato geral do piloto sobre o incidente retrata uma situação em que, embora a segurança tenha sido reduzida, foi possível evitar uma ação", conclui o documento.

O incidente remete a apenas um dos dez avistamentos de drones relatados no resumo mensal mais recente da UKAB – cinco deles ocorreram perto de Heathrow, o principal aeroporto do Reino Unido. Outros quatro objetos vistos pelos pilotos não foram identificados, e quatro dos 14 incidentes totais foram categorizados com o nível mais alto de risco.

Fonte: CNN

Aviação avião Drone aeroporto
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você