Eletrodos copiam textura e sabor de comidas em dispositivo de realidade virtual

Pesquisadores japoneses desenvolvedoram um método que pode deixar a realidade virtual ainda mais real. A tecnologia usa eletrodos que estimulam a boca e a língua, oferecendo gosto e textura semelhantes ao de alimentos reais.

O dispositivo conta com sensores que estimulam as papilas gustativas na ponta da língua, criando uma doçura artificial. Os pesquisadores afirmam que as correntes elétricas são capaz de estimular o paladar em sabores salgados. A novidade ainda usa eletrodos para estimular a mandíbula e estimular a mastigação.

A equipe está trabalhando em um protótipo incorporado em uma colher. Os testes com o dispositivo devem começar no ano que vem.

Segundo os pesquisadores, a ideia é oferecer mais sabor para pacientes com restriçõe alimentares. "Acreditamos que a novidade será especialmente útil para as pessoas em dietas restritas, por exemplo, de sal, como é o caso dos pacientes com hipertensão e problemas cardíacos, e açúcar, com os diabéticos.

Via DailyMail

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ