Elon Musk está preocupado que AI seja uma ameaça para humanidade

O CEO da Tesla e da SpaceX, Elon Musk, voltou a pressionar as demais empresas de tecnologia e o governo para a criação de uma regulamentação da inteligência artificial. O executivo afirma que a AI representa um “risco fundamental para a civilização humana" e que esperar que algo ruim aconteça não é uma opção.

Conforme relata o The Guardian, durante uma reunião da Associação Nacional de Governadores dos Estados Unidos, Musk afirmou que “normalmente, a forma como os regulamentos são criados é quando um monte de coisas ruins acontece, há um clamor público e, depois de muitos anos, uma agência reguladora é configurada para regular a indústria”.

O executivo defende que esse processo é ruim e tem sido muito utilizado. No entanto, nenhum dos outros casos que necessitam de uma regulamentação são considerados um risco para a existência da raça humana, como é o caso das máquinas.

"AI é o caso raro no qual eu acho que precisamos ser proativos na regulamentação em vez de reativos. Porque penso que, quando estivermos reativos na regulamentação da AI, será tarde demais", disse o executivo.

Musk já havia afirmado anteriormente que a AI é uma ameaça e que seus investimentos no desenvolvimento da inteligência das máquinas foram feitos pensando em manter o controle da tecnologia.





RECOMENDADO PARA VOCÊ