Embraer entrega o primeiro jato E195-E2 à Azul em São José dos Campos

Novo jato pode transportar até 146 passageiros, e é até 25,4% mais econômico que os E195 da geração anterior

Rafael Rigues 12/09/2019 12h41
Embraer E195-E2
A A A
A Embraer entregou hoje o primeiro jato E195-E2 para a AerCap, maior companhia de arrendamento de aeronaves do mundo e para a Azul Linhas Aéreas Brasileiras S.A. em cerimônia em sua sede em São José dos Campos. A Azul é a operadora de lançamento global do E195-E2, a maior das aeronaves da família E-Jets E2 de jatos comerciais. A companhia aérea encomendou 51 aviões do mesmo modelo e receberá outras cinco unidades ainda em 2019.
 
"A entrega de hoje é uma ocasião muito importante", disse John Slattery, Presidente & CEO da Embraer Aviação Comercial. "É a maior aeronave comercial que a Embraer já montou. Os passageiros vão adorar o novo interior e as companhias aéreas vão se impressionar com a extraordinária eficácia operacional. O jato é, sem dúvida, ideal para o modelo de negócios de tarifas reduzidas da Azul e para o portfólio da frota da AerCap. Estou orgulhoso de toda a equipe da Embraer que trabalhou tão duro para ver esse dia".
 
A Azul operará o E195-E2 em configuração de classe única, com 136 assentos, em várias rotas domésticas e internacionais.
 
O E195-E2 recebeu em abril o Certificado de Tipo de três órgãos regulatórios: a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a Administração Federal de Aviação (Federal Aviation Administration - FAA) e a Agência Europeia para a Segurança da Aviação (European Aviation Safety Agency - EASA).
 
Testes em voos confirmaram que a aeronave é ainda melhor do que a especificação original, com consumo de combustível 1,4% menor do que o esperado, chegando a 25,4% de economia por assento comparado com o E195 da primeira geração. Já os custos de manutenção são 20% menores e o E195-E2 é a aeronave mais ambientalmente amigável da categoria, operando com o menor nível de emissões e de ruído externo.
 
O E195-E2 apresenta novos motores de alto desempenho, asas completamente novas, fiy-by-wire completo e um novo trem de pouso. Em comparação com a primeira geração do E195, 75% dos sistemas da aeronave são novos. O E195-E2 tem três fileiras adicionais de assentos. A cabine pode ser configurada com 120 assentos em duas classes ou até 146 em classe única.
 
A Embraer é lidar mundial na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e conta com mais de 100 clientes em todo o mundo. Somente para o programa de E-Jets a Embraer registrou mais de 1.800 pedidos e 1.500 aeronaves foram entregues. Atualmente, os E-Jets estão voando na frota de 80 clientes em 50 países.
Aviação avião embraer
Assinar newsletter
Assine nossas newsletters e receba conteúdos em primeira mão
enviando dados - aguarde...
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!

Recomendados pra você